Topo

Esse conteúdo é antigo

Otan: Turquia pede 'ações concretas' de Finlândia e Suécia por apoio

Tayyip Erdogan, presidente da Turquia, tem manifestado resistência à entrada de países nórdicos na Otan - REUTERS/Yves Herman
Tayyip Erdogan, presidente da Turquia, tem manifestado resistência à entrada de países nórdicos na Otan Imagem: REUTERS/Yves Herman

Ansa, Instambul

27/05/2022 08h28

A Turquia pediu ações "concretas" de Finlândia e Suécia para apoiar a candidatura dos dois países escandinavos a membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Helsinque e Estocolmo abandonaram sua histórica política de neutralidade militar e pediram adesão à Otan por causa da invasão da Rússia à Ucrânia, mas precisam de aprovação unânime dos Estados-membros para entrar na aliança euro-atlântica.

"Se querem fazer parte da aliança, [Finlândia e Suécia] devem interromper suas relações com o terrorismo", afirmou nesta sexta-feira (27) o ministro turco das Relações Exteriores, Mevlut Cavusoglu, durante uma coletiva de imprensa em Istambul com seus homólogos de Polônia e Romênia.

Além disso, o chanceler cobrou "ações concretas" dos dois países escandinavos em relação a "grupos terroristas".

Ancara acusa Helsinque e Estocolmo de darem refúgio a militantes do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), movimento que luta pela criação de um Estado curdo e que é considerado uma organização terrorista pelo governo turco.

Na última quarta-feira (25), delegações de Finlândia e Suécia viajaram à capital da Turquia para discutir a questão, mas as conversas não produziram avanços concretos.