Topo

Esse conteúdo é antigo

Rússia conquista cidade estratégica no leste da Ucrânia

28/05/2022 09h34

ROMA, 28 MAI (ANSA) - O Exército da Rússia reivindicou neste sábado (28) a conquista da cidade ucraniana de Lyman, situada na província de Donetsk, que é palco de conflitos separatistas desde 2014.   

Apesar de ser pequena, com uma população de cerca de 20 mil pessoas antes do início da invasão russa, em 24 de fevereiro, Lyman é considerada estratégica por ficar na estrada que conecta Sloviansk e Kramatorsk, cidades de Donetsk ainda controladas pela Ucrânia.   

"Após ações conjuntas das unidades da milícia da República Popular de Donetsk e das Forças Armadas russas, Krasnyi Lyman [antigo nome do município] foi totalmente libertada de nacionalistas ucranianos", diz um comunicado do Ministério da Defesa da Rússia.   

Assim como a província vizinha de Lugansk, Donetsk tem maioria étnica russa e faz parte do chamado Donbass, região geográfica do leste da Ucrânia. Oficialmente, Moscou diz que seu principal objetivo é conquistar esse território, que já é parcialmente controlado por rebeldes pró-Rússia desde 2014. (ANSA).   

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.