Topo

Esse conteúdo é antigo

Catherine Deneuve ganhará Leão de Ouro honorário em Veneza

01/06/2022 08h34

VENEZA, 1 JUN (ANSA) - A atriz francesa Catherine Deneuve vai receber o Leão de Ouro por sua carreira na 79ª edição do Festival de Veneza, que acontece entre os dias 31 de agosto e 10 de setembro.   


A homenagem foi aprovada pelo conselho de administração da Bienal de Veneza, organizadora da mostra, após proposta do diretor do evento, Alberto Barbera.   


"É uma alegria receber esse prestigioso prêmio na Mostra de Veneza, que eu amo e conheço há muito tempo. É uma honra ter sido escolhida para essa homenagem pela mostra, que me acompanhou por tantos anos", disse Deneuve em comunicado.   


Já Barbera afirmou que a atriz de 78 anos estrelou "um número impressionante de filmes" e colecionou "prêmios nos maiores festivais do mundo, aos quais se deve acrescentar uma candidatura ao Oscar de melhor atriz [por 'Indochina', em 1993], privilégio raro para uma artista não americana".   


"Catherine Deneuve passou a encarnar a essência da diva universalmente reconhecida, afirmando-se entre as maiores intérpretes na história do cinema", acrescentou o diretor.   


A francesa já venceu a Taça Volpi de melhor atriz no Festival de Veneza em 1998, por seu papel em "Place Vendôme", de Nicole Garcia. Além de Deneuve, a mostra italiana também dará o Leão de Ouro honorário para o cineasta americano Paul Schrader. (ANSA).   


Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.