Topo

Esse conteúdo é antigo

Mais uma região da Itália pede emergência por seca

04/07/2022 12h22

PERUGIA, 4 JUL (ANSA) - A região da Úmbria, no centro da Itália, se juntou ao norte do país ao cobrar do governo nacional a declaração de estado de emergência por conta da seca.   

O anúncio foi feito nesta segunda-feira (4) pela governadora Donatella Tesei, que diz que o pedido se deve à estiagem no Lago Trasimeno, o quarto maior da Itália em área.   

"Falei aos ministérios competentes sobre a necessidade de incluir nossa bacia no decreto sobre a seca", afirmou Tesei em comunicado.   

Regiões do norte da Itália pedem desde meados de junho a declaração de estado de emergência por causa da estiagem, medida que agilizaria a liberação de recursos, mas o governo ainda trabalha na definição dos parâmetros.   

O Rio Pó, maior da Itália em extensão territorial e que atravessa quatro regiões do norte (Piemonte, Lombardia, Emilia-Romagna e Vêneto), apresenta seus menores índices em mais de 70 anos, enquanto as geleiras dos Alpes sofrem com drásticas reduções em sua cobertura nevosa.   

Uma delas, a Marmolada, nas Dolomitas, registrou um forte desabamento no último domingo (3), deixando pelo menos sete mortos. O Conselho dos Ministros deve se reunir na noite desta segunda para definir quais áreas serão englobadas pelo estado de emergência. (ANSA).   

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.