Topo

Esse conteúdo é antigo

Canadá é 1º país a ratificar adesão de Finlândia e Suécia à Otan

Ministro das Relações Exteriores da Finlândia, Pekka Haavisto, cumprimenta sua homônima da Suécia, Ann Linde, com o secretário-geral da Otan ao fundo - KENZO TRIBOUILLARD/AFP
Ministro das Relações Exteriores da Finlândia, Pekka Haavisto, cumprimenta sua homônima da Suécia, Ann Linde, com o secretário-geral da Otan ao fundo Imagem: KENZO TRIBOUILLARD/AFP

06/07/2022 12h49

O Canadá se tornou o primeiro país da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) a ratificar a adesão de Finlândia e Suécia, que decidiram se juntar à aliança militar para se proteger de eventuais agressões da Rússia.

"O Canadá tem plena confiança na capacidade de Finlândia e Suécia de se integrar efetiva e rapidamente à Otan e contribuir para a defesa coletiva da aliança", disse o premiê Justin Trudeau em um comunicado divulgado na última terça-feira (5).

O Parlamento canadense já havia aprovado a entrada dos dois países escandinavos no início de junho, de forma que bastou um ato administrativo da ministra das Relações Exteriores, Mélanie Joly, para ratificar a adesão. "Queríamos ser o primeiro país a ratificar", disse um porta-voz da chanceler.

O protocolo de adesão de Finlândia e Suécia foi assinado pelos países-membros da Otan na manhã da última terça, mas o ingresso ainda precisa ser ratificado pelos parlamentos dos outros 29 integrantes da aliança, em um processo que pode levar até um ano.

Helsinque e Estocolmo mantinham uma histórica política de neutralidade militar entre o Ocidente e a Rússia, porém abandonaram essa estratégia depois da invasão à Ucrânia.

Moscou, por sua vez, já disse que o ingresso das nações escandinavas na Otan não representa por si só uma ameaça, mas deixou claro que sua reação vai depender da presença militar da organização, especialmente na Finlândia, que compartilha 1,3 mil quilômetros de fronteira com a Rússia.