Topo

Esse conteúdo é antigo

Itália encontra novos corpos na geleira Marmolada

06/07/2022 11h24

ROMA, 6 JUL (ANSA) - Socorristas encontraram e recuperaram nesta quarta-feira (6) novos restos mortais na área do glaciar da Marmolada, onde o desabamento de um bloco de gelo fez pelo menos sete vítimas no último domingo (3).   

A hipótese é de que os corpos sejam de alguns dos cinco alpinistas que ainda estão desaparecidos. "Mais detalhes serão fornecidos em uma coletiva de imprensa", afirmou o governo da província de Trento, onde fica a geleira.   

Também não se sabe ainda a quantas pessoas pertencem os restos mortais tirados da montanha. "Temos a obrigação moral de restituir os corpos às famílias, é o empenho que eu o presidente da província de Trento, Maurizio Fugatti, assumimos", comentou nesta quarta o governador do Vêneto, Luca Zaia.   

As buscas são feitas com o auxílio de drones equipados com câmeras térmicas, mas o calor na região nesta época do ano torna as operações mais perigosas devido ao risco de novos desmoronamentos.   

O desabamento ocorreu no glaciar da Marmolada, montanha de maior altitude das Dolomitas, com 3.343 metros, em meio a uma das piores secas das últimas décadas na Itália, com drásticas reduções na cobertura nevosa das geleiras.   

Um estudo científico divulgado em meados de junho aponta que a camada de neve no glaciar no fim de maio era de 714 milímetros, número 50% menor que a média do período. Além disso, a geleira já perdeu mais de 80% de seu volume nos últimos 80 anos, e previsões apontam que ela pode desaparecer antes de 2050.   

Tanto o premiê Mario Draghi quanto o presidente Sergio Mattarella atribuíram o desmoronamento do último domingo à crise climática. (ANSA).   

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.