Topo

Esse conteúdo é antigo

Mais uma região italiana declara emergência por seca

06/07/2022 14h19

SIENA, 6 JUL (ANSA) - A região da Toscana, no centro-norte da Itália, declarou nesta quarta-feira (6) estado de emergência por causa da seca.   

A medida chega um dia depois de o governo italiano ter decretado emergência pela estiagem em outras cinco regiões do norte do país: Emilia-Romagna, Friuli Veneza Giulia, Lombardia, Piemonte e Vêneto.   

"Declaramos estado de emergência regional e vamos seguir os procedimentos para assegurar que, através de um estado de emergência nacional, também possa ser reconhecida a necessidade de rapidez nas intervenções nas zonas mais delicadas de nossa região", disse o governador da Toscana, Eugenio Giani, em um evento em Siena.   

O estado de emergência agiliza a liberação de recursos para combater determinada crise, porém a Toscana ainda não foi incluída por Roma nesse instrumento, e a adoção de uma declaração regional pode aumentar a pressão sobre o governo italiano.   

"A emergência da estiagem é a avaliação de um estado de sofrimento que talvez seja menor que em outras regiões, mas as intervenções são necessárias", acrescentou Giani.   

O gabinete do premiê Mario Draghi já destinou 36 milhões de euros para combater a seca nas cinco regiões do norte cobertas pelo estado de emergência e deve apontar um comissário com poderes extraordinários para enfrentar a crise.   

O Rio Pó, que atravessa Piemonte, Lombardia, Emilia-Romagna e Vêneto, apresenta seus níveis mais baixos em 70 anos, causando problemas de abastecimento de água para empresas, lavouras e famílias.   

No entanto, a estiagem já se espalha pela Itália Central, com a redução pela metade nos níveis de rios como o Arno, o principal da Toscana, e o Tibre, que cruza a capital Roma. (ANSA).   

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.