Topo

Ucrânia reivindica explosões em base aérea na Crimeia

09/08/2022 14h06

ROMA, 9 AGO (ANSA) - A Ucrânia reivindicou a autoria das explosões que atingiram uma base aérea russa na Crimeia anexada nesta terça-feira (9).   

"É apenas o começo", escreveu no Twitter Mikhailo Podolyak, conselheiro do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. "O futuro da Crimeia é ser a pérola do Mar Negro, não uma base militar para terroristas", declarou.   

Um funcionário militar ucraniano de alto escalão disse ao New York Times que a base era usada para ataques aéreos no sul do país. A Rússia, por sua vez, alega que o incidente foi causado por explosões em um depósito de munições.   

No entanto, antes da explicação oficial do Ministério da Defesa russo, uma declaração de Viktoria Kazmirova, vice-chefe do distrito de Saki, onde fica a base, havia indicado a hipótese de um ataque. "Nosso aeródromo está explodindo, todas as janelas foram quebradas", disse.   

A base aérea também inclui um complexo de treinamento de aviação naval, já que possui dimensões semelhantes às do convés do porta-aviões russo Almirante Kuznetsov.   

A Crimeia pertencia à Ucrânia, mas foi anexada por Moscou em 2014, após um referendo que não é reconhecido pela maior parte da comunidade internacional. (ANSA).   

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.