Topo

Papa se reúne com transexuais no Vaticano

10/08/2022 14h10

VATICANO, 10 AGO (ANSA) - O papa Francisco se reuniu com um grupo de transexuais durante sua audiência geral desta quarta-feira (10), no Vaticano.   

Segundo o jornal L'Osservatore Romano, as pessoas que participaram do encontro são atendidas por um projeto beneficente católico em Torvaianica, distrito da cidade de Pomezia, na região metropolitana de Roma.   

A ação é voltada sobretudo para mulheres retiradas da prostituição. "A atenção do Papa com as pessoas que vivem esse grande sofrimento está abrindo esperanças inimagináveis", disse a freira Geneviève Jeanningros, responsável pelo projeto.   

"Isso é uma revolução! Não é garantido que um papa receba pessoas transexuais dirigindo-se a elas com amor, paternidade e simplicidade", reforçou o padre Andrea Conocchia, que também participa da iniciativa.   

Essa já é a quarta vez que Francisco se reúne com transexuais do projeto de Torvaianica.   

Desde que iniciou seu pontificado, em 2013, Jorge Bergoglio já deu diversas declarações de abertura à comunidade LGBTQ+, o que lhe rendeu até acusações de heresia por parte de bispos ultraconservadores.   

Em maio de 2018, o Papa disse a frase "Deus te ama assim" a um homem gay vítima de pedofilia no Chile. Em outra ocasião, logo no início de sua gestão, afirmou que não podia "julgar" as pessoas por sua opção sexual.   

Ao mesmo tempo, no entanto, Francisco já declarou que a "homossexualidade parece estar na moda", enquanto o Vaticano fez pressão para o Parlamento da Itália engavetar um projeto de lei que criminalizava a homofobia e a transfobia. (ANSA).   

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.