Topo

Conferência de doadores arrecada 1,5 bi de euros para Ucrânia

11/08/2022 16h14

ESTOCOLMO, 11 AGO (ANSA) - A conferência internacional de doadores realizada em Copenhagen para ajudar a Ucrânia arrecadou mais 1,5 bilhão de euros, informou o ministro da Defesa da Dinamarca, Morten Bodskov, nesta quinta-feira (11).   

O valor ainda pode aumentar porque algumas das 26 nações que participaram do evento informaram que ainda vão definir os valores a serem doados.   

Os fundos serão usados para ações imediatas, como a compra de armas e o treinamento dos militares, bem como para operações de retiradas de minas deixadas pelos russos em cidades ocupadas no momento.   

Também liderando o evento, o governo do Reino Unido anunciou que enviará 300 milhões de euros, mas os valores exatos de cada país não foram divulgados.   

"Os nossos parceiros e aliados sabem que precisamos de fundos e se manifestaram abertos a nos apoiar financeiramente. A guerra é uma maratona e para uma maratona é necessário energia.   

Honestamente, em nosso caso, a principal energia é o dinheiro", disse aos participantes o ministro da Defesa ucraniano, Oleksiy Reznikov.   

As conferências estão sendo realizadas de maneira frequente desde o início da invasão russa à Ucrânia, em 24 de fevereiro.   

Os países ocidentais lideram as ajudas financeiras, humanitárias e militares, especialmente, os Estados Unidos, a União Europeia e o Reino Unido. (ANSA).   

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.