Topo

Série A da Itália começa com disputa tripla

12/08/2022 12h18

SÃO PAULO, 12 AGO (ANSA) - A temporada 2022/23 da Série A da Itália começa neste sábado (13), com uma expectativa de disputa tripla entre Milan, Inter de Milão e Juventus.   


Enquanto o atual campeão e sua maior rival iniciam o torneio sonhando com o 20º Scudetto, a Velha Senhora tentará encerrar a sequência de títulos dos times de Milão.   


Ao contrário de alguns campeonatos passados, quando a Juve era disparada a principal favorita pelo troféu, a edição número 121 da elite do futebol italiano deverá ter os três maiores campeões do país lutando pelo título. A Roma, que trouxe reforços de peso na janela de transferências, como o argentino Paulo Dybala, pode surgir como uma surpresa.   


- Favoritos - Atual detentor da liga italiana, o Milan demorou para agir no mercado de transferências, mas trouxe alguns jovens reforços que poderão auxiliar a equipe liderada por Stefano Pioli, como Charles De Ketelaere e Yacine Adli. Os rossoneri também contrataram o experiente atacante Divock Origi, do Liverpool, aumentando sua colônia belga.   


Uma das principais ações do Milan nestes últimos meses foi manter boa parte da equipe que faturou o Scudetto na temporada passada, principalmente o veterano Zlatan Ibrahimovic e a dupla de diretores Frederic Massara e Paolo Maldini. A esperança dos milanistas é que o time continue tendo exibições seguras para tentar ganhar o bicampeonato.   


No lado azul e preto da cidade de Milão, a Internazionale foi campeã da Copa da Itália, mas não conseguiu vencer o segundo Scudetto consecutivo, que praticamente foi perdido na derrota para o Bologna no estádio Renato Dall'Ara. Em busca de colocar a segunda estrela em seu emblema, os nerazzurri contrataram de volta o atacante Romelu Lukaku e trouxeram André Onana e Kristjan Asllani.   


A Beneamata, no entanto, sofreu duras derrotas ao longo do mercado de transferências, pois perdeu as batalhas por Bremer (Juventus) e Dybala (Roma), sem esquecer que pode ver o zagueiro Milan Skriniar ir embora. O treinador Simone Inzaghi viu alguns atletas experientes saírem, como Arturo Vidal, Ivan Perisic e Alexis Sánchez, mas suas ausências não deverão ser tão sentidas.   


Na capital do Piemonte, a Juventus perdeu várias peças importantes, mas não poupou esforços na janela para ficar ainda mais reforçada. A Velha Senhora não contará com Giorgio Chiellini, Paulo Dybala, Álvaro Morata e Matthijs De Ligt, mas deu uma resposta ao trazer Ángel Di María, Paul Pogba e Bremer.   


O lento começo na temporada passada praticamente afastou a Velha Senhora da briga pelo título da Série A, tanto que fechou o campeonato pela segunda vez consecutiva na quarta posição. A equipe precisará mudar de comportamento na próxima liga, mas precisará iniciar a trajetória sem os lesionados Wojciech Szczesny e Pogba.   


Surpresas A Roma poderá ser uma das principais surpresas da próxima edição do campeonato, pois a equipe de José Mourinho se reforçou com Dybala, Georginio Wijnaldum e Nemanja Matic.   


Como foi demonstrado na chegada do argentino e no amistoso contra o Shakhtar Donetsk, os torcedores do atual campeão da Conference League estão empolgados com que o clube da capital poderá apresentar ao longo da temporada, pois a ideia é voltar a ficar nas primeiras posições do torneio.   


Além dos novos reforços, a Roma vem conseguindo segurar Nicoló Zaniolo, Lorenzo Pellegrini e Tammy Abraham, três importantes peças para Mourinho. Ao menos no papel, a equipe da Cidade Eterna está entre as cinco principais forças do futebol italiano, atrás somente de Milan, Inter e Juve.   


Uma das equipes mais ativas no atual mercado de transferências, com quase dois times completos de reforços, o Monza não quer fazer feio na sua estreia na Série A e não poupou esforços para tentar evitar a luta contra o rebaixamento.   


O clube chefiado pelo ex-premiê Silvio Berlusconi trouxe peças experientes, como Pablo Marí, Andrea Petagna, Gianluca Caprari e Andrea Rannochia, e jovens atletas, como são os casos de Marlon e Matteo Pessina.   


Vale a pena ficar de olho O ritmo da Atalanta foi bem diferente na temporada passada, tanto que não se classificou para nenhuma competição internacional pela primeira vez em cinco anos. A Dea pretende retomar o bom futebol, já que seus desempenhos foram afetados pela lesão de Duván Zapata, os problemas pessoais de Josip Ilicic e a queda de rendimento de Luis Muriel.   


O principal reforço dos bergamascos foi o brasileiro Éderson, mas o meio-campista desfalcará a Atalanta na estreia do campeonato em função de uma lesão na coxa.   


O Napoli será outra equipe para os fãs do futebol italiano ficarem de olho, pois o clube iniciará a temporada sem o trio Dries Mertens, Lorenzo Insigne e Kalidou Koulibaly, que eram grandes referências aos napolitanos.   


O sul-coreano Kim Mim-jae e o georgiano Khvicha Kvaratskhelia são os principais reforços dos azzurri, mas a equipe de Luciano Spalletti precisará se adaptar a jogar sem os três antigos pilares.   


Por fim, a Fiorentina surpreendeu na edição passada ao ter ficado com o sétimo lugar e garantido uma vaga em uma competição europeia depois de cinco anos. A Viola, que utilizará um novo emblema, se reforçou bem no mercado ao trazer Luka Jovic, Pierluigi Gollini e Dodô.   


O clube de Florença, que é liderado por Vincenzo Italiano, precisará encontrar forçar para seguir com seu bom momento.   


- Jogos - Milan x Udinese - 13/8 (13h30) Sampdoria x Atalanta - 13/8 (13h30) Lecce x Inter - 13/8 (15h45) Monza x Torino - 13/8 (15h45) Fiorentina x Cremonese - 14/8 (13h30) Lazio x Bologna - 14/8 (13h30) Salernitana x Roma - 14/8 (15h45) Spezia x Empoli - 14/8 (15h45) Verona x Napoli - 15/8 (13h30) Juventus x Sassuolo - 15/8 (15h45) (ANSA).   


Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.