Topo

Berlusconi quer proibir recursos contra absolvições

17/08/2022 12h46

ROMA, 17 AGO (ANSA) - O ex-primeiro-ministro da Itália Silvio Berlusconi afirmou nesta quarta-feira (17) que sua coalizão vai aprovar uma lei para proibir recursos judiciais contra absolvições em primeira e segunda instâncias.   

Candidato ao Senado, o ex-premiê de 85 anos integra a aliança conservadora liderada pela deputada de extrema direita Giorgia Meloni, favorita à vitória nas eleições parlamentares de 25 de setembro.   

"Na Itália, milhares de pessoas são presas e processadas mesmo sendo inocentes. O processo é já uma pena que atinge o acusado, sua família, seus amigos, seu trabalho", escreveu Berlusconi no Facebook.   

"Quando nós governarmos, as sentenças de absolvição, de primeiro ou de segundo grau, não permitirão recurso. Um cidadão, uma vez reconhecido como inocente, tem o direito de não ser processado para sempre", acrescentou.   

Berlusconi reclama há anos de ser vítima de "perseguição política" por parte da Justiça e chegou a ser condenado em definitivo por fraude fiscal, sentença que culminou na cassação de seu mandato de senador em 2013 e o deixou inelegível por cinco anos.   

O ex-premiê ainda responde a diversos processos por compra de testemunhas, sob a acusação de ter subornado garotas de programa para elas mentirem à Justiça em seu favor. Em um desses casos, Berlusconi foi absolvido em primeira instância, mas o Ministério Público recorreu.   

O partido do ex-primeiro-ministro, o conservador Força Itália (FI), integra uma coalizão com a Liga, de Matteo Salvini, e o Irmãos da Itália (FdI), de Meloni, ambos de extrema direita.   

Segundo as pesquisas, essa aliança é favorita para obter maioria no Parlamento. (ANSA).   

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.