Topo

Incêndio florestal em Pantelleria, na Itália, é controlado

18/08/2022 10h04

PALERMO, 18 AGO (ANSA) - O chefe da Proteção Civil da Sicília, Salvo Cocina, informou que o grande incêndio florestal na ilha de Pantelleria, na Itália, foi controlado.   

"O fogo foi contido, mas alguns focos permanecem. Tudo correu bem, porque o vento empurrou as chamas em direção ao mar, caso contrário teria sido ainda mais complicado. Não houve danos às pessoas, apenas algumas estruturas de madeira, como copas e gazebos, foram queimadas", declarou Cocina.   

Já em relação ao que poderia ter provocado o incêndio na região, Cocina explicou que "existem poucas dúvidas" sobre a natureza criminosa do caso.   

"Nós identificamos dois pontos, mas estamos verificando se existem mais. Outro elemento que favorece a ação dolosa é o vento de siroco que sopra na ilha, sabemos que ele é uma arma a mais para os criminosos", concluiu.   

O Ministério Público de Marsala abriu uma investigação sobre o incêndio que atingiu Pantelleria. Os promotores vão analisar levantamentos fotogramétricos para entender onde o fogo começou e como ele pode ter se espalhado.   

Vincenzo Campo, prefeito de Pantelleria, declarou que a situação da ilha vai "caminhando para a normalidade", mas acredita que o incêndio tenha tido "origem intencional". O político argumentou que o fogo começou a se espalhar a partir de "dois pontos a centenas de metros de distância um do outro".   

O italiano Dario Cancila, que vem passando as férias ao lado da família em Pantelleria, lembrou do início do incêndio e comentou que compartilhou seu bote de borracha com cerca de 20 pessoas.   

"O inferno começou em cerca de 10 minutos. Dava para ver as chamas, alimentadas pelo vento, se aproximando de nossas casas e o ar ficou irrespirável por causa da fumaça. Pouco depois a luz se apagou. Nos sentimos cercados pelo fogo, então corremos para nossos barcos de borracha. Enquanto esperávamos os meios da capitania do porto, éramos 20 no meu bote", lembrou Cancila.   

Entre as pessoas que precisaram fugir das chamas está o estilista Giorgio Armani, de 88 anos de idade. Um dos colaboradores do designer confirmou que o italiano está bem e seguro, mas algumas palmeiras de sua mansão foram danificadas.   

Na ocasião, o empresário estava recebendo alguns amigos no local.   

"Estamos todos bem, mas Giorgio Armani sempre tem a reação certa na hora certa. Estávamos tomando um aperitivo quando vimos as chamas, eles nos avisaram imediatamente do perigo e Armani nos levou a salvo no barco, onde passamos a noite. Agora precisaremos voltar para verificar os danos", disse o colaborador de Armani.   

Outra personalidade afetada pelo episódio foi o ex-jogador Marco Tardelli e sua esposa, a jornalista Myrta Merlino. O casal conseguiu se salvar e passou a noite no iate de Armani.   

"O inferno começou em cerca de 15 minutos, mas fomos rápidos para escapar e, portanto, não posso dizer que estava com medo por nós. Mas pela casa, sim, e é um milagre que ainda esteja intacta", disse o campeão mundial de 1982 em entrevista à ANSA.   

Uma das áreas afetadas pelo fogo foi a "vila dos vips", local onde há mansões de diversas celebridades. (ANSA).   

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.