Topo

Salman Rushdie perdeu um olho e movimentos da mão após ataque

24/10/2022 14h03

WASHINGTON, 24 OUT (ANSA) - O autor britânico Salman Rushdie, de 75 anos, perdeu um olho e os movimentos de uma das mãos após o ataque que sofreu em agosto em Nova York, nos Estados Unidos.   

Rushdie foi esfaqueado de 10 a 15 vezes momentos antes de participar de uma palestra no Instituto Chautauqua, na cidade homônima. Na ocasião, ele estava no palco se preparando para entrar quando Hadi Matar, de 24 anos, começou as agressões.   

A informação sobre os ferimentos do britânico foi divulgada pelo seu agente, Andrew Wylie, que participou de um evento em Frankfurt, na Alemanha.   

"Suas feridas foram profundas, tanto que ele perdeu a visão de um dos olhos. Ele também sofreu três graves ferimentos no pescoço e uma das mãos está imobilizada, pois os nervos do braço foram cortados. Rushdie tem outros 15 ferimentos no peito e no tronco, foi um ataque brutal", declarou Wylie em entrevista ao jornal El País.   

O agente do autor também declarou que não pode dar maiores informações sobre o atual estado de Rushdie, mantendo em segredo se o escritor segue hospitalizado.   

O agressor alegou que tentou assassinar o escritor por ele ter atacado o Islã com seu trabalho, mas admitiu ter lido muito pouco sobre o assunto. Wylie, por sua vez, declarou que tais ataques não podem ser evitados.   

"Você não pode se proteger de uma coisa dessas porque é totalmente inesperado e ilógico. É como o assassino de John Lennon", disse o agente.   

Rushdie é considerado um "inimigo" de Teerã por ter publicado, em 1988, um livro chamado "Versos Satânicos". A obra foi denominada de "blasfêmia" e, desde 1989, há uma "fatwa", uma espécie de decreto do regime que pede a morte do autor sob recompensa milionária e a promessa de não ser processado por matá-lo. (ANSA).   

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.