Topo

Meloni mostra confiança de que governo vai durar 'bastante'

29/11/2022 09h55

ROMA, 29 NOV (ANSA) - A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, demonstrou confiança de que seu governo não terá vida curta, contrariando a tradição do país em sua era republicana.   

"Eu sabia que seria uma tarefa difícil liderar uma nação como a Itália em um dos momentos mais complexos de sua história", disse a premiê em entrevista para a edição desta terça-feira (29) do jornal Corriere della Sera.   

"Ao contrário de [Mario] Draghi, posso contar com uma maioria clara, um programa comum e um mandato popular. Sei que esse governo vai durar bastante tempo", acrescentou Meloni.   

A atual legislatura do Parlamento italiano termina apenas em 2027, mas nunca um premiê conseguiu governar por cinco anos ininterruptos sem passar por uma crise política.   

Apenas na última legislatura, encerrada com seis meses de antecedência, foram três governos com dois premiês diferentes (Giuseppe Conte e Mario Draghi). Desta vez, no entanto, a coalizão de direita possui ampla maioria na Câmara e no Senado, o que dá mais segurança para Meloni.   

Na mesma entrevista, a premiê disse integrar uma direita "moderna e conservadora" e criticou o "relato irreal e desastroso da esquerda" sobre como seria sua gestão à frente da Itália. (ANSA).   

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.