Topo

Israel faz ataques aéreos contra Gaza após disparo palestino

02/02/2023 17h58

GAZA, 2 FEV (ANSA) - As autoridades de Israel realizaram nesta quinta-feira (2) uma série de ataques aéreos no centro da Faixa de Gaza, poucas horas depois de interceptar um foguete lançado do território palestino.   

Um repórter da agência AFP viu dois foguetes disparados contra Israel da Faixa de Gaza, enquanto outras testemunhas viram um terceiro míssil.   

Os militares israelenses confirmaram que estão "atualmente visando a Faixa de Gaza". Até o momento, os serviços de emergência não registraram vítimas.   

Hazem Qassem, porta-voz do Hamas, o movimento islâmico palestino no poder na Faixa de Gaza desde 2007, chamou os ataques israelenses de "uma continuação do ciclo de agressão contra o povo palestino" e acusou o governo do país vizinho e sua "política extremista" de " escancararem a porta a uma escalada no território".   

O Exército de Israel alertou que considera "o Hamas responsável por qualquer atividade terrorista originada na Faixa de Gaza" e que o movimento deveria "pagar as consequências das violações da segurança".   

De acordo com fontes de segurança palestinas locais, os ataques israelenses visaram um centro de treinamento das Brigadas Ezzedine al-Qassam, o braço armado do Hamas, no campo de refugiados al-Maghazi, no centro da Faixa de Gaza, e outro a sudoeste da cidade.   

Por sua vez, os israelenses anunciaram que os aviões "atingiram um centro de produção e armazenamento de materiais químicos usados para produzir mísseis" pertencentes ao Hamas e "um centro de produção de armas", ambos localizados no centro da Faixa de Gaza. (ANSA).   

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.