Topo

Esse conteúdo é antigo

Itália chama Irlanda de 'irresponsável' por alertas em vinhos

O ministro italiano da Agricultura, Francesco Lollobrigida - Andreas Solaro/AFP
O ministro italiano da Agricultura, Francesco Lollobrigida Imagem: Andreas Solaro/AFP

De Pordenone, Itália

15/02/2023 18h18Atualizada em 15/02/2023 19h04

O ministro da Agricultura e Soberania Alimentar da Itália, Francesco Lollobrigida, chamou a Irlanda de "irresponsável" hoje ao comentar a decisão do país de adicionar um alerta sobre os problemas relacionados ao consumo de álcool em garrafas de vinhos e cervejas.

"Por parte de algumas nações, em particular a Irlanda, existe uma tentativa de estigmatizar alguns produtos, principalmente o vinho, que consideramos totalmente irresponsável", disse ele em Pordenone, à margem da inauguração da feira Aquafarm.

De acordo com Lollobrigida, "existe uma tentativa de ter uma rotulagem que não serve para informar, mas para condicionar", o que "evidentemente não leva ao resultado que a própria rotulagem estabelece, ou seja, informar corretamente as pessoas que compram, mas direcioná-las para um produto em detrimento de outro".

Para o ministro italiano, isso é "baseado não em uma qualidade objetiva, mas em um algoritmo, que beneficia alguns produtos super transformados em detrimento de produtos de altíssima qualidade que garantem bem-estar e que sempre fizeram parte da dieta Mediterrânea".

O governo da premiê Giorgia Meloni já havia prometido promover uma "resistência" contra o projeto da Irlanda de rotular bebidas com etiquetas sobre os riscos do consumo exagerado de álcool.

A Itália é contra a iniciativa por julgá-la discriminatória contra um de seus principais produtos de exportação, o vinho, que também está profundamente enraizado na cultura nacional.