Topo

Esse conteúdo é antigo

China e Rússia anunciam novo acordo de cooperação econômica

Xi disse que ambos estão de acordo com o "reforço da coordenação" e que ligações entre os dois países são "cruciais" na nova ordem mundial. - Sergei KARPUKHIN/SPUTNIK/AFP
Xi disse que ambos estão de acordo com o "reforço da coordenação" e que ligações entre os dois países são "cruciais" na nova ordem mundial. Imagem: Sergei KARPUKHIN/SPUTNIK/AFP

Em Moscou

21/03/2023 13h12

Os presidentes da China, Xi Jinping, e da Rússia, Vladimir Putin, assinaram um novo acordo de cooperação econômica até 2030 ao fim de uma reunião de mais de três horas nesta terça-feira (21) em Moscou.

Conforme as agências russas de notícias Ria Novosti e Tass, o chefe do Kremlin afirmou que as conversas entre os líderes tiveram "uma troca de opiniões francas e substanciais".

O russo pontuou que, entre os destaques das negociações, está o desejo de Moscou de usar "o yuan chinês nos pagamentos com países da Ásia, África e América Latina" e que tem certeza que essas formas de quitação serão negociadas com os "parceiros amigos dos países terceiros".

Os dois líderes ainda concordaram "em todos os parâmetros" para a construção do gasoduto Força da Sibéria 2 para permitir a exportação de gás russo para a China e que se unirá ao sistema já utilizado atualmente.

Por sua vez, Xi destacou que ambos estão de acordo com o "reforço da coordenação" entre as duas nações e que as ligações entre os dois países são "cruciais" na nova ordem mundial.

"O alcance dos setores da nossa cooperação se expande constantemente. Em precedência, nós obtivemos resultados notáveis e um novo desenvolvimento da cooperação será aplicado com sucesso", acrescentou.

O documento final ainda fala sobre a guerra na Ucrânia e diz que os presidentes concordaram que a "crise ucraniana deve ser resolvida por meio de conversas de paz".

Por sua vez, Putin afirmou que o memorando de 12 pontos apresentado pela China em fevereiro sobre a guerra pode servir "como base" das possíveis negociações de paz sobre o país vizinho.

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.