Rússia evacua região de Belgorod após ameaça ucraniana
MOSCOU, 12 AGO (ANSA) - A Rússia anunciou nesta segunda-feira (12) a evacuação de moradores de um distrito da região de Belgorod, na fronteira com a Ucrânia, após a contínua incursão das forças de Kiev na localidade vizinha, Kursk.
Segundo o governador de Belgorod, Vyacheslav Gladkov, foram identificadas tropas inimigas próximas a Krasnoyaruzhsky.
"As forças russas estão avançando em direção às ucranianas. A principal missão, no momento, do nosso Ministério da Defesa, é expulsar os ucranianos do território russo", afirmou o presidente Vladimir Putin, citado pela agência Interfax.
O líder russo ainda descartou que seu país pudesse ter negociações de paz com a Ucrânia na situação atual. "Sobre o que podemos falar com pessoas que atacam indiscriminadamente civis e tentam ameaçar centrais nucleares?", questionou, citado pela agência Tass.
De acordo com Putin, Kiev atacou o território russo "com a ajuda do Ocidente" com o objetivo de melhorar a sua posição tendo em vista futuras negociações.
O conflito entre Rússia e Ucrânia, que se estende desde fevereiro de 2022, após invasões russas no território ucraniano, ganhou novos ânimos na última semana com o ataque das tropas de Volodymyr Zelensky a Kursk, no qual ao menos cinco civis morreram e outros 28 ficaram feridos.
O governador de Kursk, Alexei Smirnov, relatou que 121 mil civis também tiveram que deixar as zonas de combate na região russa, após o avanço das tropas ucranianas.
Em retaliação, os militares do Kremlin mataram mais de 660 rivais e atacaram um supermercado, uma agência dos correios e uma escola, onde, ao menos, 10 civis, incluindo uma criança, perderam a vida. (ANSA).
Deixe seu comentário