Topo

Procurador ucraniano pede que Brasil prenda Putin durante G20

15/10/2024 09h15

(ANSA) - BRASÍLIA, 15 OTT - O procurador-geral da Ucrânia, Andriy Kostin, fez um apelo ao governo brasileiro para que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, seja preso caso compareça ao Rio de Janeiro para participar da cúpula do G20, em novembro.   

Relacionadas

"A prisão do ditador russo, se ele ousar visitar o Brasil, seria um passo histórico e uma contribuição vital para fortalecer a arquitetura da segurança internacional. Eu realmente espero que o Brasil o prenda assim que ele colocar os pés em solo brasileiro, reafirmando ser uma democracia governada pelo estado de direito, com um Judiciário independente e uma forte sociedade civil", declarou Kostin à CNN Brasil.   

O presidente russo é alvo de um mandado de prisão do Tribunal Penal Internacional (TPI) por crimes ligados à deportação de crianças ucranianas, e o Brasil, enquanto signatário do Estatuto de Roma, é obrigado a executar medidas pedidas pela Corte de Haia.   

"Putin ataca continuamente o direito internacional por meio de suas ações e visitas planejadas a outros países. Qualquer sucesso nesses esforços apenas encoraja regimes autoritários ao redor do mundo", acrescentou o procurador.   

Kostin também criticou a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na cúpula do Brics em Kazan, na Rússia, na semana que vem.   

"Todo líder que aceita apertar a mão dele [Putin] deve, antes de tudo, avaliar que futuro esse líder gostaria de ter para os seus filhos. Esse líder quer que o mundo de amanhã seja governado pelo estado de direito ou pela força?", questionou.   

(ANSA).   

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Procurador ucraniano pede que Brasil prenda Putin durante G20 - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Últimas notícias