Polêmica sobre nome do Golfo cancela evento esportivo no Irã

Os Jogos Islâmicos da Solidariedade, que deveriam ocorrer em abril no Irã, foram cancelados devido a uma polêmica entre países árabes a respeito do nome dado ao Golfo Pérsico no material de divulgação.

O material que seria usado no torneio de futebol mostrava as palavras "Golfo Pérsico", mas os países árabes rejeitam o nome e o chamam de "Golfo Árabe".

Os jogos já tinham sido adiados em outubro para que os países membros tentassem chegar a um acordo.

A federação responsável pelo torneio, com sede na Arábia Saudita, afirmou que organizadores iranianos não trataram da questão principalmente no que diz respeito ao uso do nome no logotipo e nas medalhas que seriam distribuídas.

Disputa
A Federação Islâmica de Esportes de Solidariedade, em Riad, afirmou em uma declaração que, depois de uma reunião de emergência, o comitê de organização iraniano "tomou algumas decisões de forma unilateral, sem consultar as federações, escrevendo algumas frases nas medalhas e folhetos dos jogos".

De acordo com a declaração, o Irã "não obedeceu às regras da Federação Islâmica de Esportes de Solidariedade" e "não seguiu as decisões tomadas pela assembleia geral da Federação em uma reunião anterior em Riad".

Mas o comitê organizador dos jogos no Irã questionou a decisão.

"Apesar dos argumentos convincentes apresentados ao comitê executivo da Federação, lamentavelmente e sem apresentar nenhuma razão lógica, o comitê decidiu não realizar os jogos com o Irã como anfitrião", afirmou o comitê organizador iraniano em uma declaração.

Os jogos, que visam fortalecer os laços entre os países islâmicos, foram realizados pela primeira vez na cidade saudita de Jidá em 2005.

O Irã tem feito uma campanha para garantir que o golfo localizado entre o país e a Península Árabe seja conhecido como Golfo Pérsico, e não Golfo Árabe.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos