Fotos pioneiras de cristais de neve vão à venda em Nova York

Dez fotografias pioneiras de cristais de neve, realizadas entre os séculos 19 e 20 pelo fazendeiro americano Wilson A. Bentley, foram colocadas à venda em Nova York.

Cristais de neve

  • AP/Carl Hammer Gallery
  • AP/Wilson A. Bentley
Bentley, nascido em 1865 no Estado americano de Vermont, é tido como a primeira pessoa a conseguir fotografar os cristais microscópicos, tendo realizado milhares de imagens ao longo de sua vida, entre os anos de 1883 e 1931.

A venda de suas fotos, durante uma feira de antiguidades organizada pelo Museu de Arte Folclórica Americana, é considerada um evento raro por especialistas.

Sua técnica de microfotografia envolvia o uso de uma câmera fotográfica acoplada a um microscópio.

Método moderno
Para o fotógrafo especializado em flocos de neve Kenneth G. Libbrecht, as fotos não se enquadram nos padrões modernos por causa do "equipamento rústico" usado por Bentley.

"Mas ele realizou as fotos tão bem que praticamente ninguém mais se interessou em fotografar flocos de neve por quase cem anos", disse.

Segundo Libbrecht, o método que Bentley usava para selecionar um único cristal de gelo ainda é o mesmo utilizado hoje em dia.

"Você deixa o cristal cair sobre uma superfície de cor escura e aí usa um fino palito para colocar esse cristal sobre uma lâmina de vidro", explicou.

Carl Hammer, dono de uma galeria de arte em Chicago e proprietário das fotos colocadas à venda, reconheceu que por causa da idade, elas trazem imperfeições.

"Mas as fotografias são impressionantemente bonitas", afirmou.

Bentley, que também era conhecido como o "Homem-Neve", morreu em 1931, após pegar pneumonia por causa de uma tempestade, e semanas depois da publicação de seu livro, Snow Crystals ("Cristais de Neve").

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos