Presidente da organização da Copa alerta Brasil para comecar 2014 'o quanto antes'

O presidente do comitê organizador da Copa do Mundo da África do Sul, Danny Jordaan, disse à BBC Brasil, nesta quinta-feira, em Johanesburgo, que a maior lição que pode passar aos organizadores do Mundial de 2014 é para que comecem "o quanto antes".

"Nos países em desenvolvimento, a diferença entre a infraestrutura que a Fifa exige e a infraestrutura existente é enorme", explicou. "Você tem que começar cedo, você tem que reforçar o gerenciamento do projeto, tem que respeitar rigorosamente os prazos e monitorar tudo de perto para conseguir entregar toda a infraestrutura a tempo." Representantes do governo brasileiro e comitê organizador da Copa de 2014, além do próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva estão sendo esperados na África do Sul na fase final deste Mundial.

"Quero dizer a eles que se preparem para lidar com as críticas e com a imprensa, que sempre vai falar que o país não está pronto", afirmou Jordaan.

Problemas Para o presidente do comitê organizador, o Brasil e a África do Sul enfrentam problemas semelhantes, como a criminalidade e a deficiência dos transportes públicos em muitas cidades.

"Os brasileiros têm que lembrar que a Copa não requer apenas estádios, mas também campos de treinamento, acomodação de qualidade para os atletas, transportes, um centro de imprensa, uma boa rede de telecomunicações, infraestrutura de tecnologia, energia elétrica. Você tem que saber como vai transportar os times, os espectadores. ", lembra.

"Mas o Brasil é a marca número um do futebol e estou certo de que o país vai fazer uma Copa do Mundo espetacular", concluiu.

A África do Sul soube que realizaria este Mundial em maio de 2004. O Brasil foi confirmado como sede do torneio de 2014 em outubro de 2007.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos