Show em Johanesburgo marca início da Copa 2010

Um grande show em Johanesburgo marcou nesta quinta-feira a abertura oficial da Copa do Mundo de 2010, um dia antes da partida inaugural do evento.

A organização sul-africana disse que vendeu os 36 mil ingressos postos à venda no Orlando Stadium, no bairro de Soweto.

Apresentaram-se artistas como a cantora Alicia Keys e a banda Black Eyed Peas, ambos dos Estados Unidos, a colombiana Shakira, artistas do Mali e da África do Sul.

O arcebispo Desmond Tutu, vencedor do Nobel da Paz por sua luta contra o regime segregacionista do Aparthaid, falou para a multidão vestido com as cores da África do Sul.

O religioso de 79 anos de idade prestou uma homenagem ao líder Nelson Mandela a quem responsabilizou pelo fato de a África do Sul ter sido escolhida para sediar o primeiro mundial no continente.

Tutu pediu para que o público gritasse Mandiba, o verdadeiro nome de Mandela, que não estava presente mas teve sua imagem mostrada no telão.

Sócrates O presidente sul-africano, Jacob Zuma, agradeceu a Fifa pela escolha do país e pediu para o público continuar mostrando o mesmo entusiasmo demonstrado esta noite durante todo o evento.

"Quero dizer que a África do Sul está muito feliz de ter sido escolhida para sediar a Copa do Mundo", disse ele.

O espetáculo prosseguiu com a presença de ex-jogadores como o francês Karembeu e o brasileiro Sócrates, que saudaram o público.

A festa terminou com a plateia cantando o hit Everyday People, de Sly and the Family Stone.

O estádio recebeu uma refoma de três anos, avaliada em US$ 43 milhões.

O torneio da Copa do Mundo 2010 começa na sexta-feira com a partida entre África do Sul e México no estádio Soccer City, nas proximidades de Soweto, às 11h30 (hora de Brasília, 16h30, horário local).

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos