País-sede inicia campanha contra o México no Soccer City

A África do Sul entra em campo nesta sexta-feira contra o México para a partida inicial do Mundial 2010 com a obrigação de corresponder às expectativas de sua torcida, que espera que o time, no mínimo, passe para a etapa seguinte da competição.

"O time da casa tem obrigação de passar para a segunda fase", disse o técnico brasileiro Carlos Alberto Parreira que assumiu a equipe sul-africana em outubro do ano passado, substituindo Joel Santana.

Para os Bafana Bafana, apelido carinhoso que a seleção local recebe de sua torcida, a eliminação na primeira fase, algo que nunca ocorreu ao país sede na história das Copas do Mundo, é mais do que uma probabilidade remota.

O time figura na 83ª colocação no ranking da Fifa e, dos demais times da Copa, apenas a Coreia do Norte tem posição pior.

Além disso, a equipe foi eliminada na primeira fase nas duas participações anteriores, em 98 e 2002.

México O México (17° colocado no ranking Fifa) promete estragar a festa que acontece no estádio Soccer City, em Johanesburgo, a partir das 11h30 (horário de Brasília, 16h30, hora local).

Em seu ultimo amistoso antes da competição, o México bateu a Itália, atual campeã, por 2 a 1. E nem a perspectiva da presença do líder Nelson Mandela no estádio é motivo de preocupação para o técnico mexicano Javier Aguirre. "Sim, quando era jovem, fui muito interessado e acompanhava entrevistas com Mandela, Desmond Tutu e não era a favor do que acontecia no país. Mas amanhã, por 90 minutos, não acreditarei nele, mas apenas por 90 minutos, depois voltarei a apoiá-lo", disse Aguirre.

Além de México e África do Sul, integram o grupo A França e Uruguai. Classificam-se duas seleções para a próxima fase da competição.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos