Com incógnita sobre Drogba, Costa do Marfim e Portugal tentam 'largar na frente'

Os dois principais adversários do Brasil nesta primeira fase da Copa do Mundo, Portugal e Costa do Marfim, se enfrentam nesta terça-feira em Port Elizabeth com a expectativa de "largar na frente" dentro do grupo G, que tem ainda a Coreia do Norte e está sendo chamado de o "grupo da morte" do torneio.

Jogadores e técnicos de ambos os lados falaram várias vezes, durante a fase preparatória para o Mundial, sobre a importância de ganhar esta primeira partida e conquistar os três pontos que poderão fazer a diferença caso suas seleções venham a empatar ou perder para o Brasil.

"Não temos espaços para erros e queremos desde o princípio ganhar os três pontos", disse o treinador português, Carlos Queiroz, em entrevista coletiva realizada na segunda-feira, após o treino de reconhecimento do gramado no estádio Nelson Mandela Bay.

Já a seleção da Costa do Marfim chega à estreia sem confirmar a presença de sua maior estrela, Didier Drogba, que sofreu uma cirurgia no braço após uma fratura durante um amistoso contra o Japão, há dez dias.

"Honestamente, não sei se Drogba vai poder jogar. Ele treinou nos dois últimos dias, mas só antes do jogo é que vocês vão saber se ele estará escalado", explicou o técnico Sven-Goran Eriksson, antes de iniciar sua sessão no gramado do Nelson Mandela Bay.

Ironia Ironicamente, Eriksson enfrenta agora a seleção que o eliminou da última Copa do Mundo, quando comandava a Inglaterra.

Portugal acabou se classificando para as semifinais em 2006, mas perdeu para a Alemanha na disputa pelo terceiro lugar.

Dois anos antes, os portugueses já haviam tirado a mesma Inglaterra de Eriksson da Eurocopa, na qual terminaram como vice-campeões.

"Não estou com espírito de vingança", brincou o técnico. "Minha experiência com Portugal me ensinou sobre os pontos fortes e fracos da equipe." Já para Carlos Queiroz, a Costa do Marfim é o time que representa a "esperança dos africanos" de chegar à final.

"Eles têm muitos jogadores com experiência internacional e que jogam em alguns dos melhores clubes da Europa", lembrou.

Ainda nesta terça-feira, o Brasil enfrenta a Coreia do Norte no estádio Ellis Park em Johanesburgo.

O jogo Brasil x Costa do Marfim ocorre no próximo domingo, no Soccer City, também em Johanesburgo, e a partida contra Portugal está marcada para o dia 25 de junho, em Durban.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos