Suíça bate Espanha e África do Sul perde de 3 a 0 do Uruguai

A Espanha protagonizou a maior zebra da Copa do Mundo até agora ao ser derrotada pela Suíça por 1 a 0 nesta quarta-feira, no mesmo dia em que a África do Sul foi batida por 3 a 0 pelo Uruguai.

O único gol da partida entre as seleções europeias em Durban foi marcado pelo suíço nascido em Cabo Verde Gelson Fernandes. Apesar de passar muito mais tempo com a posse de bola, o time do técnico Vicente del Bosque não conseguiu furar o forte muro defensivo suíço.

Esta foi a primeira vitória da Suíça na história dos confrontos diretos entre os dois países. A Espanha já venceu os suíços 15 vezes e ocorreram três empates.

O jornal esportivo espanhol Marca disse que a derrota pode ajudar a devolver a humildade à equipe, apontada como a principal favorita ao título por muitos.

1962 e 1994 O último gol que a Suíça sofreu em uma Copa do Mundo foi em 1994. Em 2006, o time foi eliminado na segunda fase sem sofrer nenhum gol em tempo normal.

Na próxima segunda-feira, o time enfrenta o Chile e a Espanha, Honduras.

Chile e Honduras fizeram o outro jogo do grupo H nesta quarta-feira. O único gol do jogo em Nelspruit foi marcado pelo atacante chileno Jean Beausejour ainda no primeiro tempo.

O Chile não ganhava um jogo de Copa do Mundo desde que foi sede, em 1962.

Decepção local A África do Sul perdeu para o Uruguai no dia em que o país lembra os conflitos estudantis de 1976 que impulsionaram a luta pelo fim do regime segregacionista.

O atacante Forlán anotou os dois primeiros gols do Uruguai, tornando-se até o momento o artilheiro da competição, sendo o único jogador que marcou mais de uma vez. Álvaro Pereira fechou o placar em Pretória no último minuto.

A derrota sul-africana aumentou as chances de a equipe se tornar a primeira anfitriã eliminada na primeira fase da Copa. A África do Sul tem apenas um ponto e faz seu último jogo desta etapa contra a França, na terça-feira.

O técnico Parreira criticou a atuação do árbitro, mas disse que o time ainda tem chances de continuar na competição se vencer os franceses e ocorrer um empate entre França e México nesta quinta-feira.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos