Dunga diz que arbitragem dificultou 'futebol-arte' do Brasil

O técnico Dunga disse após a vitória contra a Costa do Marfim, neste domingo, que a arbitragem do francês Stephane Lannoy dificultou o "futebol-arte" que o Brasil tentou apresentar na partida.

O Brasil venceu a Costa do Marfim por 3 a 1 e se classificou por antecipação para a segunda fase da competição. Apesar da vitória, o treinador criticou o árbitro francês por expulsar Kaká e por não coibir faltas de jogadores africanos.

"Pedimos sempre um espetáculo bom e bonito de se ver, mas as pessoas que têm que controlar o espetáculo precisam saber o que é futebol e o que não é futebol. Fica difícil você jogar o futebol-arte, como todo mundo pede, quando o árbitro deixa as coisas passarem, como foi hoje", disse Dunga.

"Num jogo em que o Brasil faz três gols, joga bem, nós temos muito mais cartões amarelos do que o time adversário e sem fazer nenhuma falta forte. O que nós temos que fazer?" O treinador brasileiro disse que a expulsão de Kaká foi "injusta". Dunga ironizou o juiz lembrando a época em que jogava como volante, responsável justamente por parar algumas jogadas com falta.

"No primeiro cartão amarelo, ele (Kaká) sofreu a falta e tomou o cartão. Esse jogo estaria bom para mim. Eu poderia fazer falta à vontade que não teria problema algum. O juiz viria me dar parabéns." Dunga elogiou a reação dos jogadores brasileiros na partida. Ele disse que os brasileiros "apanharam do início ao final e não revidaram".

Descanso O técnico da Costa do Marfim, Sven-Goran Eriksson, evitou fazer críticas à arbitragem e elogiou o Brasil. O treinador disse que considera o Brasil um dos candidatos ao título da Copa do Mundo.

"Se você erra contra o Brasil, eles o punem. Eles são muito bons", disse Eriksson.

Sobre a próxima partida do Brasil, contra Portugal, Dunga revelou que ainda pensará na melhor opção para substituir Kaká.

O médico da seleção brasileira, José Luís Runco, disse que Elano está bem, apesar de ter saído mancando do jogo, e tem boas perspectivas para voltar a campo na próxima partida do Brasil, na sexta-feira.

Dunga disse que a expulsão será uma oportunidade para Kaká descansar, já que o jogador ainda está trabalhando na sua recuperação após voltar de lesão.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos