Alemanha e Inglaterra definem ida às oitavas nesta quarta-feira

Inglaterra e Alemanha são duas das oitos nações que definem nesta terça-feira a passagem para a próxima fase da Copa do Mundo 2010.

O time inglês enfrenta a Eslovênia em Porto Elizabeth às 16 horas (horário local, 11h de Brasília) ao mesmo tempo em que os Estados Unidos jogam com a Argélia.

A Eslovênia lidera o grupo C com quatro pontos, Estados Unidos e Inglaterra têm dois e a Argélia, um ponto.

A má campanha da seleção inglesa, considerada uma das favoritas ao título antes do início do Mundial, tem alimentado rumores de que o grupo estaria rachado e descontente com os métodos do técnico Fabio Capello e com sua formação tática, um 4-4-2 sem variáveis.

Os jogadores ingleses vêm negando estes rumores.

"Apoiamos totalmente (Capello) e temos seu apoio também", disse o ex-capitão inglês John Terry, zagueiro da seleção.

Especula-se que o treinador possa escalar o meia Joe Cole, colocando o meia Gerrard para formar um dupla de ataque com Wayne Rooney.

Para passar às oitavas-de-final, a Inglaterra precisa ter um desempenho melhor que o dos Estados Unidos, já que as duas equipes empatam em pontos, saldo de gols, confrontos diretos e gols marcados.

O time americano enfrenta a Argélia, que, com um ponto, ainda tem chances de classificação, mesmo sem ter marcado gols no torneio.

Grupo D Pelo grupo D, a Alemanha joga contra Gana em Johanesburgo e a Sérvia enfrenta a Austrália em Nelspruit. Ambas as partidas acontecem às 20h30 (horário local, 15h30 de Brasília).

Gana, que tem quatro pontos, se classifica com um empate, e a Alemanha, com três, precisa vencer para não depender de resultados de outros jogos.

A equipe alemã não contará com o atacante Miroslav Klose, expulso na última partida. Ele deve ser substituído pelo brasileiro naturalizado alemão Cacau.

Mesmo assim, o técnico Joachim Loew se disse otimista e ressaltou que seus jogadores não mostram sinais de se sentirem pressionados.

Apesar de liderar o grupo, Gana marcou os dois gols de sua campanha até agora por meio de pênaltis.

Como a Alemanha, a Sérvia também tem três pontos. Com vários jogadores já com cartões amarelos, é possível que o técnico Radomir Antic mude bastante o time.

A Austrália, com um ponto, terá a volta de seu meia ofensivo Tim Cahill, após cumprir suspensão. Nesta terça-feira, o capitão Lucas Neill rejeitou acusações da imprensa de que o time vem reclamando demais da arbitragem, após a expulsão de dois de seus jogadores.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos