Alemanha e Gana vão às oitavas e enfrentarão Inglaterra e EUA

Alemanha, Gana, Estados Unidos e Inglaterra se classificaram nesta quarta-feira para as oitavas-de-final da Copa do Mundo, após a realização dos últimos jogos dos grupos C e D da competição.

Os Estados Unidos enfrentam Gana no sábado às 20h30 (horário local, 15h30 de Brasília), e a Alemanha joga contra a Inglaterra no domingo às 16h (11h de Brasília).

Pelo grupo D, Gana se classificou mesmo após perder de 1 a 0 para a Alemanha.

O gol alemão foi marcado por Mesut Ozil no segundo tempo, aproveitando passe do brasileiro naturalizado alemão Cacau.

A partida, apitada pelo brasileiro Carlos Henrique Simon, teve a curiosidade de ser a primeira na história das Copas a reunir dois meio-irmãos em campos opostos. Kevin-Prince Boateng jogou por Gana e Jerome Boateng vestiu a camisa alemã.

Na outra partida do grupo, a Sérvia bateu a Austrália por 2 a 1, mas as duas seleções acabaram eliminadas.

Estados Unidos Com um gol nos acréscimos do jogo contra a Argélia, os Estados Unidos garantiram não só uma vaga para as oitavas-de-final da Copa do Mundo, mas também o primeiro lugar do grupo C.

A equipe americana ficou no 1 a 0 contra os argelinos na partida disputada em Pretória. Pelo mesmo placar, a Inglaterra bateu a Eslovênia em Porto Elizabeth e ficou com a segunda vaga do grupo.

As duas partidas ocorreram simultaneamente a partir das 16h (horário local da África do Sul, 11h de Brasília).

A Eslovênia se classificaria mesmo perdendo para a Inglaterra, caso o jogo em Pretória terminasse sem gols.

Recompensa Os Estados Unidos pressionaram bem mais a Argélia e chegaram a ter um gol anulado, mas marcaram mesmo apenas aos 47 minutos do segundo tempo com Landon Donovan.

"Passei por muitas coisas nos últimos quarto anos. Estou muito feliz que tudo culminou nisso", disse Donovan, em lágrimas após a partida.

"É bom ser recompensado quando você tenta fazer as coisas do jeito certo." Com cinco pontos e quatro gols marcados, os Estados Unidos terminaram a primeira fase com a mesma pontuação que a Inglaterra, mas levou o primeiro lugar por ter marcado mais gols.

O time inglês marcou aos 22 minutos do primeiro tempo com Jermain Defoe, que substituiu Heskey na equipe titular.

Diferentemente de suas exibições anteriores, a equipe dirigida por Fabio Capello buscou mais o gol e acertou um maior número de passes.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos