Brasil e Portugal jogam nesta sexta-feira em situação tranquila

Brasil e Portugal enfrentam-se nesta sexta-feira possivelmente na melhor situação imaginável.

A equipe brasileira já está classificada para as oitavas-de-final, após vencer suas duas partidas anteriores na Copa.

Portugal ainda não tem a vaga garantida, mas só ficará de fora se perder sua partida e se a Costa do Marfim conseguir uma goleada contra a Coreia do Norte, no jogo que acontece no mesmo horário, reduzindo a diferença de nove gols que separam as duas seleções no saldo.

A partida entre Brasil e Portugal em Durban na sexta-feira, às 16h (11h no horário de Brasília), definirá quem ficará em primeiro lugar no grupo G.

Antes da Copa, a primeira posição era muito cobiçada, pois se esperava que o segundo colocado do grupo enfrentaria a Espanha, uma das seleções favoritas para vencer a Copa do Mundo.

No entanto, a Espanha está em situação indefinida no grupo, e pode inclusive ser eliminada por Suíça ou Chile. Para chegar ao primeiro lugar no grupo, a Espanha precisa vencer o Chile na sexta-feira e ainda depender de um empate na partida entre suíços e hondurenhos.

Adversário O técnico Dunga afirma que o Brasil jogará para ganhar de Portugal e que ele não pensa em escolher adversários no outro grupo.

"Eu acho que é muita teoria nós pensarmos em jogar contra um ou outro adversário. Quando se está em uma Copa do Mundo, tem-se é que jogar. Não pensamos muito nesse aspecto", disse Dunga nesta quinta-feira.

Já o técnico português, Carlos Queiroz, disse que Portugal sequer está classificada matematicamente ainda. Ele também disse que Portugal tentará ganhar do Brasil, mas que um empate já garantiria a classificação da sua equipe.

"Eu não desdenharia de um empate contra o Brasil", disse Queiroz.

Gramado Duas questões preocupam Brasil e Portugal: o estado do gramado e o número de cartões amarelos.

Brasil e Portugal não puderam realizar o treino de reconhecimento do gramado no sábado a pedido da Fifa, que quer preservar o campo para o jogo de sexta-feira. Há informações de que o gramado está desgastado próximo aos gols e na linha de escanteio.

Para o técnico de Portugal, Carlos Queiroz, o estado do campo prejudica os dois times, e não apenas o Brasil.

"Se o campo não está bom, isso não é bom para as duas equipes. Portugal também sabe jogar bem quando podemos tocar a bola", disse Queiroz.

Já para Dunga, os dois times têm condições de superar a questão.

"O estádio é um dos fatores importantes para que se tenha um bom espetáculo, principalmente o gramado, porque os jogadores dos dois times são muito técnicos", disse Dunga.

"Eu espero que pela qualidade das duas equipes se supere esse problema, se ele existir." Cartões Os técnicos manifestaram posições distintas sobre a questão dos cartões amarelos. Para Dunga, o time brasileiro precisa evitar expulsões a qualquer custo.

"Nós temos que começar com 11 e terminar com 11. Se o Brasil tiver esse equilíbrio, nós vamos sempre conseguir o nosso resultado", disse Dunga.

Já Carlos Queiroz afirmou que não fez nenhuma recomendação a seus jogadores para que evitem cartões amarelos. Queiroz afirma que, ao contrário do Brasil, Portugal ainda disputa a classificação para a próxima fase.

Nem mesmo Cristiano Ronaldo, que já tomou um amarelo e será suspenso se receber outro, não deve mudar sua forma de jogar, segundo o técnico português.

"O Cristiano não tem nenhuma recomendação especial. É preciso deixar claro que tem de fazer só seu futebol e jogar como no jogo em que recebeu o amarelo", disse Queiroz.

Escalação Brasil e Portugal enfrentam-se nesta sexta-feira no estádio Moses Mabhida, em Durban, às 16h (11h no horário de Brasília).

Dunga confirmou na quinta-feira que Júlio Baptista jogará no lugar de Kaká, que cumpre suspensão. Ele também disse que o meia Elano, machucado, deve ser poupado.

O Brasil deve entrar em campo com Júlio César, Maicon, Lúcio, Juan, Michel Bastos, Felipe Melo, Gilberto Silva, Júlio Baptista, Daniel Alves, Robinho e Luís Fabiano.

Portugal deve começar com Eduardo, Miguel, Ricardo Carvalho, Bruno Alves, Fábio Coentrão, Pedro Mendes, Tiago, Raul Meireles, Hugo Almeida, Simão e Cristiano Ronaldo.

À noite, após o jogo entre Brasil e Portugal, as equipes do grupo H entrarão em campo para a última rodada da primeira fase da Copa do Mundo. Às 20h30 (15h30 no horário de Brasília), a Espanha joga contra o Chile, e a Suíça enfrenta Honduras.

O Chile lidera o grupo com seis pontos. Suíça e Espanha estão empatadas com três pontos, apesar de os espanhóis levarem vantagem de um gol no saldo. Honduras é lanterna com nenhum ponto marcado.

A equipe chilena necessita apenas de um empate para terminar na primeira colocação do grupo.

A Espanha e a Suíça também podem chegar em primeiro, dependendo da combinação dos resultados. Honduras tem poucas chances de avançar. Os dois classificados deste grupo enfrentarão o Brasil e, provavelmente, Portugal nas oitavas-de-final.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos