Brasil empata sem gols com Portugal e evita 'chave dos campeões'

A seleção brasileira empatou com Portugal em 0 a 0 nesta sexta-feira em Durban e ficou em primeiro lugar no grupo G do Mundial da África do Sul.

O resultado também classificou Portugal, que podia até perder a partida. Enquanto Brasil e Portugal jogavam, a Costa do Marfim venceu a Coreia do Norte por 3 a 0, mas as duas seleções terminaram eliminadas.

Por ter conseguido o primeiro lugar no grupo, o Brasil conseguiu evitar ficar na chave da Copa do Mundo que tem três campeões mundiais: Argentina, Alemanha e Inglaterra. O Brasil só poderá cruzar com uma destas seleções caso chegue à final.

Se conseguir ir à final, o Brasil poderá pegar até lá Uruguai, Coreia do Sul, Estados Unidos, Gana, Holanda ou Eslováquia, além do adversário das oitavas que será definido nesta sexta-feira.

'Igual para igual' Os jogadores do Brasil haviam dito, antes do jogo desta sexta-feira, que preferem enfrentar equipes como Portugal e Costa do Marfim, que jogam "de igual para igual" contra a seleção brasileira, abrindo mais espaços para o ataque brasileiro.

No entanto, na partida em Durban, Brasil e Portugal fecharam muitos espaços atrás e tiveram poucas oportunidades de marcar.

No primeiro tempo, apesar de poucos lances violentos, o jogo foi muito truncado. Sete cartões amarelos foram distribuídos: quatro para portugueses - Duda, Pepe, Tiago e Fábio Coentrão - e três para brasileiros - Juan, Felipe Melo e Luís Fabiano.

O Brasil começou a partida com maior velocidade. Aos cinco minutos, Daniel Alves deu o primeiro chute ao gol, de fora da área. Nove minutos depois, Fábio Coentrão respondeu cruzando uma bola perigosa em direção à área brasileira, que foi afastada por Julio César.

O Brasil teve a melhor oportunidade do primeiro tempo quando Luís Fabiano lançou Nilmar na área. O atacante, que substituiu Robinho no jogo de hoje, chutou a bola na trave.

Oito minutos depois, Maicon cruzou e Luís Fabiano subiu entre dois zagueiros, mas cabeceou por cima do gol de Eduardo.

Ao final do primeiro tempo, Dunga substituiu Felipe Melo por Josué, depois que o volante brasileiro recebeu cartão amarelo. O treinador disse, após o jogo, que Felipe Melo saiu por ter sofrido uma torção, e não devido ao cartão tomado.

Chances Portugal voltou melhor no segundo tempo e conseguiu o primeiro lance de perigo logo aos dois minutos. Aos 14 minutos do primeiro tempo, a equipe desperdiçou boa chance após saída equivocada de bola de Juan.

A melhor chance brasileira foi só no final da partida, quando Ramires chutou de fora da área para bela defesa de Eduardo. Nos descontos, Juan atrasou uma bola e Danny quase marcou para Portugal.

Dunga aproveitou para fazer mudanças na equipe. Elano e Robinho foram poupados, o primeiro por lesão e o outro por sentir dores na coxa. Os dois devem voltar nas oitavas-de-final.

Kaká foi substituído por Julio Baptista, que teve atuação discreta e sequer terminou a partida em campo. Aos 37 minutos do segundo tempo, foi trocado por Ramires. Josué e Grafite também tiveram a chance de fazer suas estreias em Copa do Mundo, no lugar de Felipe Melo e Luís Fabiano.

O Brasil volta a campo na segunda-feira em Johanesburgo para enfrentar o segundo colocado do grupo H, que será definido ainda nesta sexta-feira.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos