Uruguai se classifica pela 1ª vez em 40 anos para a semifinal

Em um jogo com final dramático, o Uruguai se classificou nesta sexta-feira pela primeira vez em 40 anos para uma semifinal de Copa do Mundo, após vencer nos pênaltis a seleção de Gana.

A seleção bicampeã mundial fez 4 pênaltis a 2 na última equipe africana que permanecia no Mundial, depois de ter empatado em 1 a 1 no tempo regulamentar.

A maioria dos mais de 80 mil presentes no estádio Soccer City, em Johanesburgo, esperava ver Gana se tornar a primeira nação africana a se classificar para as semis de uma Copa do Mundo.

Gana saiu na frente, com Sulley Muntari marcando nos acréscimos do primeiro tempo com um chute de fora da área. O uruguaio Diego Forlán, eleito melhor em campo, empatou aos 10 minutos do segundo tempo após cobrança de falta.

Em ambos os gols, a bola do Mundial, a Jabulani, pareceu adquirir um efeito considerável no ar.

Cartão vermelho
No último minuto da prorrogação Gana aumentou a pressão dentro da área adversária, e em cima da linha do gol a defesa uruguaia evitou que a bola balançasse a rede. No rebote, Luiz Soares evitou o gol com a mão, recebendo o cartão vermelho.

O ganês Asamoah Gyan chutou o pênalti no travessão, desperdiçando a oportunidade de definir a partida.

Na disputa de pênaltis após a prorrogação, Gyan acertou a primeira cobrança para o país africano, mas John Mensah e Dominic Adiyah perderam as suas.

O Uruguai enfrenta a Holanda pelas semifinais na Cidade do Cabo na próxima terça-feira.

No sábado, os outros dois semifinalistas vão ser definidos com as partidas entre Argentina e Alemanha ás 16h (horário local, 11h de Brasília) e Espanha e Paraguai, às 20h30 (horário local, 15h30 de Brasília).

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos