Sneijder surge como candidato a melhor jogador da Copa

Na vitória por 3 a 2 da Holanda sobre o Uruguai nesta terça-feira, o meia Wesley Sneijder, principal articulador da equipe europeia, mais uma vez teve uma atuação decisiva.

O jogador surge como um dos candidatos para o título de melhor jogador da Copa, ao lado de David Villa, da Espanha, e Bastian Schweinsteiger, da Alemanha.

Sneijder foi autor de cinco gols da Holanda na Copa do Mundo até agora, todos eles decisivos. Contra o Japão, no segundo jogo holandês na Copa, ele marcou o único gol da partida, que garantiu a classificação da sua seleção para a fase seguinte.

Nas oitavas de final, marcou outro gol importante contra a Eslováquia, na vitória por 2 a 1. Mas sua melhor atuação na Copa, até agora, foi contra o Brasil, quando anotou os dois gols da virada holandesa, que desclassificou a equipe de Dunga.

Inicialmente, a Fifa chegou a assinalar o primeiro gol como de autoria de Felipe Melo, contra, mas a entidade reviu a decisão, atribuindo o gol ao holandês. Nesta terça-feira, Sneijder fez o segundo gol de sua equipe contra os uruguaios.

Melhor quatro vezes Em seis partidas da Holanda na Copa até agora, Sneijder foi eleito o melhor em campo em quatro delas, em uma votação promovida por um dos patrocinadores da Copa.

Sneijder tem 26 anos e foi campeão nacional por todos os times que passou: Ajax (2004), Real Madrid (2008) e Inter de Milão (2010), seu atual clube.

Esta é a sua segunda Copa do Mundo. Ele participou do grupo holandês que foi eliminado nas oitavas de final por Portugal na Copa da Alemanha, em 2006.

Discreto fora de campo, o meia tem dado poucas entrevistas na África do Sul. Esta semana, a imprensa britânica divulgou que o Manchester United estaria disposto a pagar mais de US$ 50 milhões pelo jogador.

Prêmios A Fifa premia o melhor jogador da Copa com o troféu Bola de Ouro. Uma lista de jogadores é elaborada por um comitê técnico da entidade. A votação é feita por jornalistas.

Na Copa passada, o francês Zinedine Zidane foi eleito o melhor do torneio, superando os italianos Cannavaro e Pirlo, mesmo com a França perdendo para a Itália na final.

A eleição acontece antes da final da Copa. A última vez que o melhor jogador da Copa ganhou o Mundial foi em 1994, com Romário.

Além da premiação de melhor atleta da Copa, no final do ano a Fifa dará um prêmio ao melhor jogador de 2010. Nos anos de Copa do Mundo, o melhor jogador do ano sempre saiu da seleção vencedora do mundial.

Caso a Holanda vença a Copa do Mundo, Sneijder tem grandes chances de terminar o ano com o prêmio, já que o jogador foi campeão de tudo que disputou com seu clube, a Inter de Milão, inclusive a cobiçada Liga dos Campeões da Europa.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos