Polvo e Klose 'roubam cena' de Alemanha e Uruguai em jogo por 3° lugar

De todos os 64 jogos da Copa, a partida menos interessante tanto para torcedores como para os jogadores em campo é a disputa pelo terceiro lugar.

Uruguai e Alemanha entram em campo neste sábado em Port Elizabeth às 20h30 (15h30 no horário de Brasília) para disputar o prêmio de consolação dos perdedores das semifinais.

No lado alemão, os jogadores estão desmotivados, já que tinham esperanças de conquistar o tetracampeonato mundial na África do Sul. Já os uruguaios dizem estar com vontade de vencer a partida, o que daria motivos para celebrações na chegada em casa, já que a seleção estava desacreditada antes do Mundial.

Para quem observa de fora, a partida tem pouca relevância. Torcedores de outras seleções estão de olho no jogo por duas curiosidades.

Primeiro, o histórico de acertos do polvo vidente Paul está em jogo. Nas últimas semanas, o polvo, que vive em um aquário na cidade alemã de Oberhausen, acertou todos os vencedores dos jogos da Alemanha, inclusive na partida que culminou na eliminação da seleção.

O polvo, que virou uma sensação internacional por ter 100% de acerto nas suas previsões, sinalizou uma vitória da Alemanha no confronto pelo terceiro lugar. Segundo o "oráculo", a Espanha será a campeã mundial no domingo.

Klose
Já os torcedores brasileiros estão de olho no atacante Miroslav Klose, que pode igualar ou até superar a marca do atacante Ronaldo de maior artilheiro da história das Copas. Caso marque mais um gol, Klose atingirá a marca de 15 gols nas três Copas que disputou.

Na África do Sul, o alemão já superou o número de gols marcados por lendas como Pelé e Just Fontaine em Copas. Para ele, no entanto, a marca é irrelevante.

"Eu não sei se vou superar o recorde de Ronaldo e eu não me importo com isso", disse Klose.

Com dores nas costas, Klose ainda é dúvida para a partida. Caso não jogue ou não marque gols, é provável Ronaldo continue como artilheiro das Copas, já que o alemão indicou que não tem intenção de disputar outra Copa daqui a quatro anos.

Klose também briga neste sábado pela artilharia do Mundial. Atualmente ele tem quatro gols, um a menos do que o espanhol David Villa e o holandês Wesley Sneijder, que jogam a final no domingo. Também estão na briga pela artilharia o uruguaio Diego Forlan e o alemão Thomas Mueller, ambos com quatro gols.

Motivação
Uruguaios e alemães têm motivações diferentes para a partida de sábado.

Há quatro anos quando a Alemanha conquistou o terceiro lugar batendo Portugal na disputa, houve euforia entre jogadores e torcedores, já que a equipe vinha desacreditada para a Copa, mesmo jogando em casa.

Na África do Sul, no entanto, as ambições alemãs eram diferentes. A seleção teve boas apresentações - com goleadas sobre a Alemanha e a Argentina - e era cotada para disputar a final.

A derrota para a Espanha, na quarta-feira, foi um golpe duro nas ambições alemãs. Após o jogo, o capitão da Alemanha, Philipp Lahm, desabafou: "Não tenho vontade nenhuma de jogar a partida que vale o terceiro lugar".

Já os uruguaios valorizam a disputa pelo terceiro lugar. Jogadores e técnico veem a disputa como uma chance de recuperar o orgulho uruguaio. Caso vença, o Uruguai atingirá sua melhor posição em Copas desde 1950, quando foi campeã. Em 1970, o Uruguai foi derrotado pela Alemanha Ocidental, e acabou em quarto lugar no Mundial.

"Estamos orgulhosos pelo feito até hoje, mas mais orgulhosos nos sentiremos se, em vez de quarto, terminarmos em terceiro lugar", afirmou Godín.

"Somos uruguaios e não nos conformamos. Vamos fazer uma boa partida no sábado para buscar a terceira posição", disse o atacante 'Loco' Abreu, que é ídolo da torcida do Botafogo, no Brasil.

O Uruguai deve jogar completo neste sábado, com a volta do capitão Lugano e do atacante Suarez. A equipe deve ter: Muslera, Fucile, Lugano, Godin, Cáceres, M. Pereira, Pérez, Arévalo, A. Pereira, Suárez e Forlán.

No lado alemão, as dúvidas são Podolski e Lahm, que estão gripados, e Klose, machucado. O provável time em campo é: Neuer, Lahm, Friedrich, Mertesacker, Boateng, Oezil, Schweinsteiger, Khedira, Mueler, Podolski e Klose.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos