Mano Menezes é o novo técnico da Seleção

O técnico do Corinthians, Mano Menezes, aceitou neste sábado o convite da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e deve anunciar a sua primeira convocação da Seleção brasileira na segunda-feira.

A CBF ofereceu o cargo a Menezes depois que o Fluminense se recusou a liberar o seu técnico, Muricy Ramalho, que tem um contrato com o clube até o fim do ano, mas deve renova-lo até 2012.

"Aceitei com satisfação e orgulho treinar a Seleção brasileira", afirmou Menezes, que assume com a responsabilidade de renovar a equipe montada por Dunga.

O treinador de 48 anos está no Corinthians desde 2008, quando assumiu o time na segunda divisão do Campeonato Brasileiro, levando o clube paulista à Primeira Divisão e ao título da Copa do Brasil no ano seguinte.

Antes disso, ele também tirou o Grêmio da Segunda Divisão em 2005.

No ano seguinte, o time gaúcho ficou em terceiro no Campeonato Brasileiro; e em 2007, foi à final da Libertadores, perdendo para o Boca Juniors, da Argentina.

Carreira Jogador limitado, Menezes fez carreira em times de menor expressão no Sul. O gaúcho de Passo do Sobrado iniciou a carreira vitoriosa como treinador em 1992, treinando divisões de base de clubes no Rio Grande do Sul.

Em 1997, assumiu o profissional do Guarani, de Venâncio Aires, mas Menezes chamou atenção no resto do Brasil pela primeira vez em 2004, quando o seu time, o pequeno XV de Novembro, superou Vasco da Gama, Palmeiras, Goiás e Fluminense, ficando em terceiro lugar na Copa do Brasil.

Em nota divulgada na internet, a CBF afirmou que Menezes foi um dos três técnicos escolhidos e "teve o seu nome confirmado depois de uma conversa com (o presidente) Ricardo Teixeira", mostrando estar de acordo com o projeto de reformulação da CBF visando à Copa de 2014.

Acredita-se que um dos outros escolhidos fosse o ex-técnico da Seleção, de Portugal e do Chelsea, Luiz Felipe Scolari. Os nomes de Wanderley Luxemburgo e do ex-técnico do Milan Leonardo também circularam como possíveis candidatos.

O próximo compromisso da Seleção é o amistoso contra os Estados Unidos, no dia 10 de agosto.

"O que determinou a escolha foi o entendimento de que é necessária uma imediata renovação na seleção brasileira, o que o Mano Menezes iniciará já na convocação para o amistoso do dia 10 de agosto contra os Estados Unidos", disse Teixeira.

Recusa O convite ao técnico do Corinthians surge apenas algumas horas depois de Muricy Ramalho, treinador do Fluminense, ter sido vetado pelo clube.

No início da tarde, a CBF informou ter convidado Muricy para o cargo e, em entrevista à TV Globo, Ricardo Teixeira dera como certa a ida do técnico para a equipe.

"Ele (Muricy) concordou com o projeto, e a gente acredita que essa renovação (da seleção) será paulatina, para que não haja qualquer tipo de precipitação", disse Teixeira.

Pouco depois, no entanto, a diretoria do Fluminense convocou uma entrevista coletiva onde informou que Muricy não deixaria o clube e que seu contrato seria renovado até o final de 2012.

Em nota divulgada também na noite desta sexta-feira, a CBF confirmou que Muricy não aceitou o convite "em virtude de não ter sido liberado pelo Fluminense, clube com o qual tem contrato".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos