Lula elogia 'bom nível' do debate dos presidenciáveis

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva elogiou o "bom nível" e os quatro candidatos à Presidência que participaram do primeiro debate eleitoral realizado pela TV Bandeirantes na última quinta-feira.

Lula disse que os presidenciáveis "passaram no teste".

"O debate depende da qualidade de perguntas que um candidato faz para o outro. Foi de nível bom e de respeito. Eu acho que todos passaram no teste", afirmou Lula em entrevista a jornalistas brasileiros, em Bogotá, pouco antes de assistir a posse do novo presidente colombiano Juan Manuel Santos.

Bem-humorado, Lula disse ter ficado "triste" por, pela primeira vez, desde 1989, não ter participado de um debate presidencial.

"Fiquei sinceramente frustrado de não me ver ali de pé debatendo. Na geração de vocês, vocês não conseguiram ver nenhum debate a presidente que eu não estivesse debatendo", disse.

Estiveram no debate os candidatos José Serra (PSDB), Dilma Rousseff (PT), Marina Silva (PV) e Plínio Arruda Sampaio (PSOL).

Iraniana
Em Bogotá, Lula comentou também o caso da iraniana Sakineh Mohammadi Ashtiani, que foi condenada à morte por apedrejamento sob a acusação de adultério e recebeu uma oferta de asilo político do governo brasileiro.

"Essas coisas são muito delicadas porque você tem sempre que levar em conta a legislação de cada país, a soberania de cada país", disse Lula.

"Eu fiz questão de dizer na minha fala que como ser humano, como cristão que eu sou, eu não posso imaginar alguém ser morto apedrejado por traição. Eu não consigo imaginar, por isso que eu fiz o pedido. Se tivesse condições de mandá-la para o Brasil nós receberíamos de braços abertos."
Lula disse que pediu para o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, para que comunicasse o Irã sobre a oferta brasileira através do embaixador do Brasil, mas que "essas respostas sempre demoram".

O presidente brasileiro disse ainda que construiu uma "relação de amizade com o presidente do Irã".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos