Metade dos adultos brasileiros estão acima do peso, diz IBGE

Uma pesquisa nacional divulgada nesta sexta-feira pelo IBGE aponta que metade dos adultos do Brasil está com excesso de peso, condição que também está se acentuando entre crianças e adolescentes.

Dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares relativos aos anos de 2008 e 2009 apontam que 50,1% dos homens com mais de 20 anos estavam acima do peso, assim como 48% das mulheres.

Entre os homens com excesso de peso, um em cada quatro (12,5% do total) era obeso, enquanto 16,9% das mulheres tinham a mesma condição.

Segundo o IBGE, houve um salto no número de brasileiros acima do peso nas últimas décadas. Entre 1974 e 1975, apenas 18,5% dos homens tinham sobrepeso, assim como 28,7% das mulheres.

O problema é mais acentuado nos Estados da região Sul do país, onde 56,8% dos homens e 51,6% das mulheres estão acima do peso.

Para avaliar o estado nutricional dos brasileiros adultos, o IBGE utilizou o IMC (Índice de Massa Corporal), calculado dividindo-se a massa (em quilogramas) pelo quadrado da altura (em metros).

Pessoas com IMC menor que 18,5 kg/m² estão abaixo do peso, enquanto aqueles com IMC igual ou superior a 25 kg/m² têm excesso de peso e os que possuem índice igual ou acima de 30 kg/m² são considerados obesos.

Ainda segundo a pesquisa, 33,5% das crianças entre cinco e nove anos tinham excesso de peso em 2008, assim como 21,5% dos adolescentes.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos