Topo

Como reduzir o consumo de sal na alimentação?

Getty Images
Imagem: Getty Images

12/08/2014 20h57

A indústria de alimentos retirou cerca de 1,3 mil toneladas de sódio em macarrões, bisnagas e pães de forma, entre 2011 e 2012, segundo números divulgados nesta terça-feira pelo Ministério da Saúde.

A medida visa reduzir o consumo brasileiro de sal - cujo principal componente é o sódio -, que atualmente é de 12 gramas por dia, o dobro do recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

A BBC listou alguma orientações para ajudar o brasileiro a atingir a meta.

Segundo a OMS, a redução da ingestão de sal é tão importante como parar de fumar, quando se trata de reduzir o risco de doenças cardíacas.

O consumo excessivo de sódio aumenta consideravelmente as chances de câncer de estômago e osteoporose e eleva a pressão arterial, uma das principais causas de acidente vascular cerebral.

O que contém mais sal?

O que contém mais sal: um muffin de mirtilo com baixo teor de gordura ou dois pacotes de batatas fritas com sal?

Surpreendentemente, o bolinho pode ter mais que 1,2 g de sal, quantidade superior à presente em dois sacos de 30g de batatas fritas.

Muitos produtos com baixo teor de gordura têm adicionado sal para melhorar o sabor. Com 0,5 g de sal por pacote, os dois juntos tem 1g de sal, menos que o muffin de mirtilo.

Quanto devo comer?

Um adulto deve consumir 6g de sal, enquanto crianças de 7 a 10 devem comer 5g, de 4 a 6 anos, 3g, de 1 a 3 anos, 2g e bebês, menos de 1g.

Informações nutricionais - iStock - iStock
Imagem: iStock

Verifique a embalagem

Fique atento às informações nutricionais da embalagem de um produto: elas podem fazer uma grande diferença. Troque os produtos que você usa todo dia por versões com menos sal.

Molho de tomate ou ketchup

Algumas marcas têm cinco vezes mais sal do que outras. Três colheres de sopa da marca com mais salgada podem ter toda a quantidade de sal recomendada para uma criança de 3 anos.

Pizza - Reprodução/FoxNews - Reprodução/FoxNews
Imagem: Reprodução/FoxNews

Pizza

Uma pizza individual pode ter até 6g de sal, a quantidade que você deve comer por um dia inteiro.

Sal e sódio

Alguns rótulos dos alimentos fornecem informações sobre o conteúdo de sódio, o que não é o mesmo que o teor de sal.

O peso de sódio é apenas uma parte do peso do sal. 1g de sódio = 2,5 g de sal

Isso significa que a quantidade recomendada de sal por dia, que é de 6 g, é equivalente a 2,4 g de sódio. É preciso, portanto, observar atentamente os rótulos.

Sal com teor reduzido de sódio

Estes sais contêm cloreto de potássio em vez de cloreto de sódio, consumindo, assim, menos sódio, o que impacta positivamente sobre os riscos associados a uma dieta rica em sal.Mas nem todas as notícias são boas. Excesso de potássio é perigoso para as pessoas que sofrem de alguns problemas de coração e rim.

O sal do mar

O sal marinho e o sal de mesa são o mesmo tipo de sal, cloreto de sódio. Logo, o valor recomendado é o mesmo: até 6g/dia.Como o sal do mar vem em grãos maiores, uma pitada de sal contém provavelmente menos sal, em peso, do que o sal de mesa.

O que podemos fazer

Leia antes de comprar

Alimentos industrializados muitas vezes têm mais sal, por isso vale a pena conferir as informações nutricionais.

Cozinhe mais

É fácil fazer em casa molhos para massa, sopas e até pizzas. Prepare grandes quantidades e congele para ter pratos saudáveis sempre em mãos.

... Esconda o sal

Parece óbvio, mas funciona. É uma maneira de você se habituar a usar menos.