Topo

Crucifixo com foice e martelo dado por Evo a papa causa "racha" na internet

09/07/2015 14h51

A cruz em forma de martelo e foice entregue nesta quinta-feira ao papa Francisco por Evo Morales, presidente da Bolívia, seria uma reprodução do objeto criado pelo jesuíta espanhol Espinal, morto em 1980 por paramilitares contrários às suas lutas sociais.

A imagem se espalhou pelas redes sociais como um furacão e dividiu internautas entre os que consideraram o presente pertinente, dada a homenagem que Francisco fizera na véspera ao colega jesuíta Espinal, e os que avaliaram o gesto como "blasfêmia" ou falta de respeito.

O papa também presenteou o presidente boliviano: suas escolhas foram um mosaico que reproduz um ícone bizantino de virgem Maria com o Menino Jesus e uma cópia da encíclica "Laudato se" ("Louvado seja"), em que discorre sobre ecologia.

Na chegada ao país, na tarde desta quarta-feira, o pontífice elogiou a política boliviana e disse que o país "integra os diferentes" e "faz dessa integração um novo fator de desenvolvimento". Em clima de cordialidade, Evo, por sua vez, referiu-se a Francisco como "amigo papa".

A visita é parte da viagem do papa à América do Sul - ele já passou pelo Equador e termina a visita no Paraguai.

Tiroteio

O crucifixo em forma de foice e martelo, símbolos do comunismo, garantiu a Evo Morales um salto para o quinto lugar nos trending topics (assuntos mais comentados) do Twitter no Brasil.

Veja nove opiniões distintas sobre o objeto tão polêmico:

@samjovana: "Melhor só se fosse tudo vintage que o Evo comprou num brechó muito charmoso em Perdizes"

@lucas_ed: "Sabe qual o problema da cruz do Evo Morales? Ela é feia. No Vale do Jequitinhonha os artesãos populares fazem "cruzes comunistas" bem bonitas!"

@KarinFaice: "Pensando no assunto, se a gente considerar o quanto o comunismo perseguiu, matou e silenciou cristãos, o presente do Evo foi bem adequado"

@andersonpedrini: "Todo mundo falando do presente de Evo Morales ao papa, mas esquecem de falar da importância da visita junto aos movimentos sociais"

@MichelArbache: "Repartir o pão - máxima comunista do primeiro grande comunista. Por que então tanta polêmica do presente que Evo Morales ofereceu ao papa?"

@EduPavao: "Não me parece fora de propósito juntar o símbolo da opressão comunista ao símbolo da opressão religiosa. Evo escreveu certo por linhas tortas"

@arrudavic: "Presente totalmente absurdo e ofensivo que Evo Morales deu ao papa. Mas não tenhamos pena do constrangimento do papa e sim dos comunistas"

@StefanoArroque: "Evo Morales mitando, pra variar"

@_oliveira_cesar: "O papa foi muito educado de receber presente desse do Evo Morales. Mau gosto do mais alto nível"