Topo

Policiais invadem casas destrancadas e tuítam fotos para alertar moradores na Grã-Bretanha

"Outra casa deixada aberta", alerta tuíte da polícia de Conventry - Coventry City Police/Reprodução
"Outra casa deixada aberta", alerta tuíte da polícia de Conventry Imagem: Coventry City Police/Reprodução

26/01/2016 10h26

A polícia da cidade de Coventry, na região central da Inglaterra, invadiu casas destrancadas e tuitou imagens com mensagens de advertência aos moradores, como parte de uma campanha para conscientizá-los da necessidade de fechar devidamente suas casas e não facilitar a vida dos ladrões.

As fotos foram retuitadas pelo chefe da polícia da região de West Midlands e mostram os policiais dentro do hall de entrada das casas, demonstrando a falta de segurança das residências.

Segundo a polícia, o público reagiu bem à campanha boas, mas houve vários comentários negativos no Twitter da corporação.

"Se você entrar na minha casa deste jeito, não fique surpreso se eu usar força razoável quando ouvir você", escreveu o usuário @craigwalder.

"Eles se esqueceram de trancar a porta e agora todo mundo sabe onde moram?", perguntou @just_raymie.

Muitos questionaram se os policiais não estariam invadindo propriedades indevidamente.

De acordo com a lei britânica, policiais podem entrar em casas sem precisar de um mandado apenas nos seguintes casos: para prender uma pessoa que tenha cometido um crime grave, para recapturar um fugitivo da Justiça, para salvar a vida de alguém ou para evitar danos graves a uma pessoa ou propriedade.

Resposta

Depois das críticas, a chefe da polícia de Coventry, Helen Kirkman, disse: "Estimulamos nossas equipes policiais a serem proativas e criativas no uso de mídias sociais para se aproximar do público e passar a mensagem. Não recebemos nenhuma reclamação de moradores mas, obviamente, vamos analisar os comentários nas mídias sociais".

"Uma proporção importante de todos os roubos de casas nesta área, em torno de 25%, são crimes cometidos por oportunistas que se aproveitam de casas que não estão seguras", disse em uma afirmação .

"Equipes de policiais de vizinhança fazem patrulhas para deter estes crimes, procurar por suspeitos e oferecer aconselhamento aos moradores para prevenção destes crimes."

A policial afirmou que não recebeu reclamações dos moradores e disse que eles ainda ficaram "agradecidos" pelo conselho.