Topo

Japoneses relatam aparições de espíritos em área devastada por tsunami

Ewerthon Tobace

De Sendai, no Japão, para a BBC Brasil

26/02/2016 15h28

A poucos dias do quinto aniversário do terremoto de magnitude 9 seguido de tsunami no Japão, voltam à tona relatos de moradores da região sobre fenômenos sobrenaturais, como aparições de espíritos.

Profissionais de diferentes áreas já vinham investigando as razões desses relatos desde que eles começaram a ser divulgados pela imprensa, nos meses subsequentes à tragédia --que devastou o litoral nordeste do Japão e deixou mais de 15 mil mortos.

Para especialistas, essas pessoas podem estar sofrendo algum tipo de transtorno psicológico causado pelo trauma de ter sobrevivido a um dos piores desastres naturais já ocorridos no Japão.

Mas a graduanda de sociologia Yuka Kudo, da Universidade Tohoku Gakuin, ganhou destaque na mídia japonesa recentemente ao apresentar os resultados de uma pesquisa que fez com taxistas e moradores relatando fenômenos do tipo.

Ela conduziu, ao longo de dez meses --entre 2014 e 2015--, mais de 200 entrevistas aleatórias na cidade de Ishinomaki, que foi devastada pelo tsunami. Quinze dessas pessoas disseram ter tido contato com fantasmas ou experimentado situações inexplicáveis.

Yuka Kudo - BBC - BBC
A graduanda de sociologia Yuka Kudo, da Universidade Tohoku Gakuin
Imagem: BBC

"Não tenho interesse em discutir se é verdade ou não. Existe um fenômeno social e esse é o foco do meu estudo", contou a jovem à BBC Brasil.

Yuka tomou conhecimento dos casos por intermédio de relatos publicados em jornais e revistas. "O tema da vida após a morte já me interessava e eu tinha interesse em saber mais sobre os mortos do tsunami, então resolvi me aprofundar nessa pesquisa", disse.

Fantasmas

Um dos taxistas contou à estudante que, certa noite, encontrou uma menina sozinha e muito estranha. Perguntou onde estavam os pais dela e a garota respondeu que estava só. Ele se prontificou a levá-la para casa.

A menina ensinou o endereço e, quando chegaram ao local indicado, o motorista ajudou-a a descer do carro. A garota sorriu, agradeceu e, segundo conta o taxista, foi se desvanecendo na sua frente. "Ele garante que pegou na mão da menina e que conversou com ela", relatou Yuka.

Outro taxista contou à estudante ter pego uma passageira alguns meses depois da tragédia. Ela pediu para ser levada ao distrito de Minamihama, lugar que o taxista disse estar em destroços.

Segundo ele, a mulher disse ter perguntado então se ela havia morrido e, quando ele se virou para trás, não havia mais ninguém.

Outro motorista contou ter pego um jovem na casa dos 20 anos. Quando olhou pelo retrovisor, viu o rapaz apontando com o dedo para frente.

O taxista perguntou então insistentemente para onde ele queria ir. O passageiro teria indicado um lugar nas montanhas. Quando chegaram lá, o homem notou que não havia mais ninguém no carro.

A cidade de Ishinomaki foi devastada pelo tsunami de 2011 - BBC - BBC
A cidade de Ishinomaki, no Japão, foi devastada pelo tsunami de 2011
Imagem: BBC

Simpósio

O assunto dos fantasmas ganhou tanto destaque no Japão que a Universidade Tohoku Gakuin resolveu organizar um simpósio sobre o significado desses estranhos eventos na vida das pessoas, principalmente as que foram vítimas do terremoto seguido de tsunami.

Além de Yuka, participaram do encontro o jornalista e escritor Masashi Hijikata, que já publicou mais de 15 títulos sobre fantasmas e mensagens de pessoas mortas no tsunami, o monge budista Taio Kaneta e o professor e pesquisador de espiritualidade Iwayumi Suzuki, que conduz um estudo sobre fenômenos sobrenaturais e crenças.

O monge Kaneta contou ter sido consultado várias vezes sobre possessões e aparições. "Uma jovem me procurou desesperada, querendo se suicidar, porque não parava de ouvir vozes de pessoas mortas o dia todo", contou.

Ele diz que, nos atendimentos itinerantes que promove, ouve muitas histórias de espíritos que procuram por familiares, vizinhos e amigos. "O que importa não é saber se a pessoa acredita ou não em fantasmas, mas levar conforto e ouvir o que essas pessoas têm para contar", sugeriu.

Yuka disse que foi bastante criticada pelo seu trabalho, por trazer os relatos sem levar em consideração a saúde psicológica das pessoas.

"Mas a questão da minha pesquisa não é averiguar se espíritos existem ou não, ou se os motoristas estão doentes", rebateu Yuka. "Há um fenômeno sociológico aqui; existem pessoas que dizem ter visto os fantasmas".

Yuka disse esperar que sua pesquisa estimule outros profissionais a ajudar as vítimas. "Quero que essa pesquisa sobre pessoas que têm esse tipo de experiência seja reconhecida", afirmou ela.

A BBC Brasil conversou também com moradores e taxistas da região devastada pelo tsunami, mas nenhum deles disse ter visto fenômenos estranhos.

Mas muitos deles sabiam do assunto ou tinham ouvido relatos de pessoas que viram fantasmas.

"Eu não vi e não gosto de falar no assunto, pois tenho de dirigir à noite em lugares totalmente escuros", despistou um dos taxistas, aos risos. "Tenho medo e logo trato de esquecer essas conversas".

Segundo dados oficiais do governo japonês, 15.894 pessoas morreram no terremoto seguido de tsunami, que devastou o litoral nordeste do Japão no dia 11 de março de 2011. Outras 2.572 pessoas continuam listadas como desaparecidas.