Dois amigos, duas tragédias: foto de jovens comove Turquia após ambos morrerem em atentados diferentes

Após a explosão de uma bomba no atentado que deixou 37 pessoas mortas em Ancara, na Turquia, no último domingo, uma foto de dois jovens turcos passou a simbolizar o pesar da nação e o crescente sentimento de insegurança.

Amplamente compartilhada nas redes sociais, trata-se de uma imagem comum em que dois estudantes universitários fazem caretas para a câmera.

Mas foi uma trágica coincidência que a diferenciou de tantas imagens semelhantes: os dois amigos morreram em ataques suicidas, em intervalo de apenas cinco meses.

Deniz Uzatmaz está à direita. Ele perdeu a vida em 10 de outubro, quando duas bombas foram acionadas em um protesto pela paz do qual ele participava em Ancara, junto a centenas de outras pessoas.

  • Leia também: Cinco visões: como os protestos vão impactar o processo de impeachment?
  • Leia também: Bilionário russo quer transferir seu cérebro para computador e 'imortalizá-lo'

Lamento

O rapaz de 19 anos foi uma das mais de cem vítimas do ataque, que o governo atribuiu ao grupo extremista autodenominado Estado Islâmico.

Na época, Ozacan Akkus, à esquerda na foto, lamentou a morte de seu amigo de infância. "Ele viverá em nossos corações", disse ele no Twitter.

Mas, agora, mensagens semelhantes são escritas para Akkus, que estava em seu primeiro ano da faculdade de Engenharia quando foi morto no domingo pela explosão no centro de Ancara. As autoridades turcas acusam militantes curdos pelo atentado.

Este foi o terceiro atentado em um curto período de tempo. Há um mês, uma explosão matou 28 pessoas e deixou dezenas feridas em um ataque a um comboio militar na capital do país.

O funeral de Akkus será realizado em sua cidade natal, Gaziantep, no sudeste da Turquia, onde ele e Uzatmaz viveram e estudaram juntos nos primeiros anos da escola.

  • Leia também: 'Reencontrei minha mãe biológica após 42 anos'

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos