Fenômeno da web, Carreta Furacão se apresentará sem Fofão em protesto na Paulista

Felipe Souza - Da BBC Brasil em São Paulo

A Carreta Furacão, grupo de Ribeirão Preto (SP) que virou hit na internet e se fantasia de diversos personagens - inclusive o Fofão -, se apresentará durante manifestação a favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff na avenida Paulista, na tarde deste domingo. A informação foi passada por um dos donos da empresa à BBC Brasil.

A polêmica começou após após o MBL (Movimento Brasil Livre, de oposição ao governo) lançar uma campanha na internet para arrecadar dinheiro para levar a atração ao protesto. Ao saber da intenção, o criador e dono do Fofão original, Orival Pessini, 71, proibiu o uso do personagem no ato.

  • Leia também: Na semana do impeachment, 3 das 5 notícias mais compartilhadas no Facebook são falsas

Na Paulista, o grupo não deve usar a fantasia de Fofão.

Até então, ao menos dez eventos e campanhas tinham sido criadas na internet para levar a carreta para a capital paulista, mas nenhuma vingou. A Carreta Furacão disse que sequer havia sido procurada para se apresentar em São Paulo antes da proposta do MBL.

Sucesso nas redes

Com milhões de acessos no YouTube, a Carreta Furacão se tornou um sucesso nas redes sociais nos últimos anos. O grupo chama a atenção por dançar pagode e funk enquanto rebolam usando fantasias de personagens de desenhos animados, como Mickey, Fofão e Capitão América.

As performances, que incluem saltos e corridas por paredes, são feitas pelas ao lados dos famosos trenzinhos, com até 150 pessoas, que desfilam pelas ruas de Ribeirão Preto (a 313 km de São Paulo).

  • Leia também: 'Sim' para Collor, 'não' para Dilma: por que mudei minha opinião sobre o impeachment

Wellington Cardoni Dameto, 38, que ajuda a mulher a administrar o grupo, afirmou que é a favor do impeachment da presidente Dilma.

"Nós fizemos um show em Porto Alegre (RS) e vamos fazer outro em Florianópolis (SC). Pedimos R$ 11 mil para o translado porque temos nove pessoas no nosso grupo e precisamos pagar as passagens. De qualquer forma, mesmo sem o Fofão, vamos fazer uma bela apresentação", afirmou.

O dinheiro foi arrecadado pelo MBL por meio de uma "vaquinha" feita pela internet. O movimento pró-impeachment havia arrecadado R$ 12.500 até o início da tarde deste domingo. A apresentação do grupo está prevista para ocorrer às 16h.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos