Topo

Em imagens: As pessoas que se recusaram a abandonar Chernobyl

Fiona Macdonald - Da BBC Culture

26/04/2016 12h42

"Este lugar simboliza aquilo que a humanidade é capaz de fazer consigo mesma: destruir o que ela própria construiu", diz o fotógrafo russo Andrej Krementschouk, autor de dois livros sobre a tragédia na usina nuclear de Chernobyl, ocorrida em 1986.

Desde 2008, Krementshouck vem visitando o local e a zona de exclusão em um raio de 30 quilômetros em torno do reator que explodiu.

Suas imagens mostram a devastação e a renovação no local que foi palco do pior desastre nuclear do mundo. "Há até algumas pessoas ainda vivendo em Chernobyl, que não foi tão contaminada com radiação como Pripyat (cidade próxima à usina)", conta ele.

  • Leia mais: Veja como está Chernobyl, 30 anos após pior acidente nuclear da história
  • Siga a BBC Brasil no Facebook , no Twitter e no Instagram

Os que ficaram

Nos livros Chernobyl Zone I e Chernobyl Zone II , as imagens de Krementschouk revelam tanto a tragédia do que foi perdido no desastre quanto a esperança das pessoas que decidiram ficar.

No segundo livro, Esther Ruelfs, especialista em fotografia do Museu de Arte de Hamburgo, descreve: "As fotos confundem a expectativa que temos a respeito de uma paisagem pós-apocalíptica, mostrando casas cobertas por uma vegetação luxuriante, a grama crescendo por entre as rachaduras das ruas e ervas daninhas de um metro de altura iluminadas pelo sol poente".

  • Leia mais: O misterioso destino da vida selvagem em torno de Chernobyl

Vida rural

Chernobyl Zone I reúne as fotos que mostram paisagens rurais e retratos de pessoas que se recusaram a abandonar suas casas depois do desastre, apesar do risco de radiação.

"Observamos um mundo pacífico e tranquilo, um idílio pré-industrial paradisíaco: as pessoas vivendo em simbiose com os animais, o abate feito em casa, maçãs amadurecendo no parapeito da janela...", relata Ruelfs.

Vestígios do passado

Ainda assim, apesar de algumas das imagens de paisagens parecerem quase bucólicas, há algo de inquietante nas fotos de Krementschouk. "A água que corre no riacho é preta. E o amarelo tóxico da água da piscina onde as crianças brincam nos lembra da destruição por trás dessa calma", diz a especialista.

  • Leia também: Os perigos ocultos do 'cheiro de carro novo'

As ruínas de Pripyat

Já o livro Chernobyl Zone II reforça a ausência das pessoas na região e não mostra a vida humana. Krementschouk fotografou o centro abandonado de Pripyat, a apenas 4 quilômetros do reator, e evacuada em 27 de abril de 1986.

Na época, essa cidade ucraniana tinha 49 mil habitantes. "O que sobrou nos faz lembrar de nossa própria mortalidade", diz o fotógrafo. "Chernobyl é o nome que associamos à catástrofe, mas Pripyat é o verdadeiro lugar intolerável."

Vida pós-humana

A evacuação foi realizada tão rapidamente que os moradores só puderam levar seus pertences em uma mala de mão. A foto acima, publicada emChernobyl Zone II , chama a atenção por retratar o abandono. Uma jovem bétula irrompe por entre os ladrilhos do piso de uma sala estéril, que não tem mais vidraças nas janelas.

"Os moradores nem se preocuparam em arrumar os bancos e as cadeiras. O torpor aqui é tão infernal que as árvores tomaram o lugar dos prédios. Uma cena perturbadora de como será o planeta depois que não estivermos mais aqui", descreve o especialista Wolfgang Kil, no livro de Krementshouk.

  • Leia também: Como 'colecionadores de ossos' ajudam polícia a desvendar crimes

Memórias de infância

Até mesmo nas imagens do que parece ser uma cidade-fantasma, os objetos abandonados trazem lembranças de outra era. "Os pertences deixados para trás são de um tempo que não existe mais. Tudo está mofado, rasgado, desbotado", diz o fotógrafo. "Encontrei coisas nas casas que eu lembro de ter visto na infância, nos anos 70 e 80. Foi como adentrar no passado. Ali, no meio da zona de exclusão, consegui reconhecer o país onde nasci."

O mundo antes da catástrofe

"Ir a Chernobyl é encontrar uma parte do passado em que aquelas pessoas foram felizes", afirma Krementshouk. Para o especialista Kil, o trabalho do fotógrafo abre as portas para o mundo antes da catástrofe.

  • Leia também: O outro 'Caminho de Santiago' da Espanha que poucos peregrinos conhecem

A coragem de permanecer

As imagens de Krementschouk não revolvem apenas no horror do que ocorreu. "Há algo mágico na zona de exclusão. A natureza é exuberante e os animais selvagens se reproduzem", conta o fotógrafo.

Suas fotos mostram a coragem daquelas pessoas que ficaram. "Eles voltaram para suas casas, onde podem se sentir livres. Tendo nascido ali, elas se recusam a ir embora, mesmo que isso signifique morrer mais cedo", diz.

Agradecimentos

Para o fotógrafo, Chernobyl não pode ser resumido com palavras. "Conforme risco uma palavra após a outra, tudo o que me resta é apenas uma. Uma palavra que não posso deixar de pronunciar quando penso em todas as pessoas que me ajudaram, as pessoas que eu tive a sorte de conhecer naquela terra desolada de Belarus e da Ucrânia: obrigado."

  • Leia também: Poderia o Google oferecer a 'fórmula da felicidade'? Sim e não.
  • Leia a versão original desta reportagem (em inglês ) no site BBC Culture .