Plástica de atriz pornô incógnita no Irã causa polêmica no país

A visita de uma conhecida atriz pornô britânica ao Irã causou polêmica nas redes sociais do país do Oriente Médio.

Candy Charms viajou ao Irã para fazer uma cirurgia plástica no nariz; a visita só veio à tona depois da grande repercussão de uma foto que ela postou em seu site no Instagram após o seu retorno.

Na foto, ela aparece usando um véu negro, seguindo mais ou menos as regras de vestimenta feminina no país persa. A imagem é acompanhada de elogios, com descrevendo os moradores de Teerã como "gentis" e "generosos".

"Muito impressionada com toda a viagem, as pessoas são incríveis, mesmo quando elas não tem muito, fazem de tudo por você, isto realmente faz você pensar na sua própria vida", acrescentou a atriz.

O post de Charms recebeu milhares de comentários e curtidas, mas foi retirado do Instagram. Charms teria fechado a conta devido ao temor gerado por uma tentativa de invasão de hackers. A atriz espera reabrir sua conta em breve.

Mas o que causou surpresa entre internautas iranianos foi o fato de ela ter conseguido entrar no país - conhecido, assim como outros países da região, pelas restrições impostas a mulheres, a perseguição a gays e pela imposição por lei de valores tradicionais islâmicos.

Muitos perguntaram como Candy Charms teria conseguido um visto para entrar no Irã.

A história chegou aos jornais locais, e um representante do governo disse que ela pediu o visto através de uma agência de viagens, usando um nome diferente e alegando ser esteticista.

O vice-ministro do Exterior, Hassan Qashqavi, sugeriu que foi exatamente por causa dos valores morais do país que as autoridades iranianas não sabiam que se tratava de uma conhecida atriz pornô.

"Quando uma estrela americana-britânica fez o requerimento de um visto através de uma agência de viagens (e entrou no país) alguns perguntaram porque (os funcionários) não a reconheceram. Mas como os nossos colegas poderiam reconhecer este tipo de mulher?", questionou o vice-ministro.

A história se espalhou através de apps de mensagens como o Telegram e pelas redes sociais.

Muitos não ficaram satisfeitos com a visita de Candy Charms. Outro preferiram encarar o fato com ironia.

  • 'Cedemos casa para festa, mas não fomos convidados': quatro contrastes no Rio da Olimpíada
  • De lavador de carros aos 13 anos a empreendedor milionário

"Ela é uma estrela pornô, americana e também uma mulher que veio para Teerã para fazer uma plástica no nariz. E vocês falando que não temos liberdade no Irã?!", afirmou um.

Outro aproveitou para criticar o que muitos veem no país como "ocidentalização" de valores locais. "Temos tantas meninas com o 'look de estrela pornô' em Teerã. Literalmente não percebemos quando uma estrela pornô de verdade veio para o Irã", escreveu o usuário do Telegram Professor Balthazar.

Plásticas iranianas

Segundo a Associação Iraniana de Cirurgiões Cosméticos e Plásticos, cerca de 40 mil procedimentos cosméticos são feitos no país a cada ano, o que faz do Irã um dos dez lugares mais procurados do mundo para cirurgias plásticas.

A própria Charms elogiou a qualidade da cirurgia.

Muitos internautas tambérm se disseram preocupados com a segurança do cirurgião que fez o procedimento na atriz.

Outros preferiram fazer piada com a política do país.

Um usuário chamado Dom Iman disse que a visita teria sido "um dos benefícios do acordo nuclear entre o Irã e o Ocidente".

Charms, por sua vez, já deixou claro que adoraria voltar ao país se conseguir uma autorização.

"Adorei as pessoas e é uma pena que (a visita) tenha tido um efeito tão negativo, pois eu gostaria muito de voltar!", disse a atriz.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos