'Parecia que alguém tinha feito xixi': Piscina com água verde rouba as atenções em competição de salto

Jefferson Puff - @_jeffersonpuff - Da BBC Brasil no Rio de Janeiro

Após o término da prova de salto ornamental feminino (10 metros sincronizado) no fim da tarde desta terça-feira, um tema era quase unanimidade entre os atletas: a cor esverdeada da piscina usada para a competição no Parque Olímpico da Rio 2016.

"Parecia que alguém tinha feito xixi na água", disse à BBC Brasil a mexicana Paola Espinosa, ao comentar o tom verde escuro da água.

Antes mesmo do início da competição, por volta das 16h, o tom esverdeado da piscina dos saltos ornamentais do Centro Aquático Maria Lenk já chamava a atenção do público e dos atletas que ali treinavam.

"Já no treino eu disse para as atletas da Grã-Bretanha: perceberam que a piscina está verde? Mas o pior foi que, conforme o tempo foi passando e a hora da prova foi se aproximando, a cor foi ficando cada vez mais verde", contou a canadense Meaghan Benfeito.

"Tinham nos dito para esperar o inesperável (da Rio 2016). Nunca vimos água dessa cor em nenhuma Olimpíada, em nenhuma competição internacional importante", completou sua parceira na competição, Roseline Filion.

Questionado pela BBC Brasil, o Comitê Rio 2016 disse que está "comprometido com a alta qualidade dos locais de competição" e que investiga o que aconteceu. Até a publicação desta reportagem, não havia nenhuma hipótese oficial sobre as causas do tom esverdeado da piscina.

"Assim que percebemos a mudança na cor da água, fizemos testes de pH, ainda antes da prova, e determinamos que não havia risco à competição e nem à saúde das atletas", completaram os organizadores.

Cor da piscina virou tema de debate no parque aquático

'Cor ajudou'

Bem humorada mostrando a medalha de bronze obtida na prova, Filion disse que a cor, de certa forma, a ajudou.

"Você vê como a piscina do lado estava com aquele azul brilhante, transparente. Com aquele sol forte, isso dificulta a visão do saltador. Com a água escura daquele jeito, ao menos dava para enxergar melhor. Fiquei preocupada, mas não estamos com nenhuma coceira, nenhum problema."

Para a brasileira Ingrid Oliveira, que ao lado de Giovanna Pedroso ficou em oitavo lugar na prova, a mudança na tonalidade pode ter sido causada por um problema de filtro.

Diferentemente das colegas estrangeiras, que relataram nunca terem visto uma água assim em nenhuma competição importante, Oliveira disse já ter visto isso acontecer em outras provas no país.

"Não me atrapalhou. Eu já vi água assim em outras competições no Brasil e era problema de filtro. É claro que não é normal, a água estava muito escura, mas já estou até acostumada."

'Xixi na água'

O assunto rapidamente virou motivo de piada nas redes sociais. O saltador ornamental britânico Tom Daley, por exemplo, postou uma foto das duas piscinas do Maria Lenk lado a lado com a legenda: "Ermmm... o que aconteceu?".

No Reino Unido, memes questionavam, por exemplo, se o personagem Shrek havia mergulhado na piscina na noite anterior.

Na cobertura ao vivo do canal BBC Sport, o comentarista Bob Ballard relatou ter perguntado a um dos organizadores o motivo de a água piscina estar verde, mas que ouviu como resposta: "eu não sei".

Sexto lugar na prova (China ficou com o ouro, Malásia com a prata e Canadá com o bronze), a dupla mexicana também estava intrigada.

"É a primeira vez que vemos algo assim. Pensei que poderíamos até ficar doentes, com alguma alergia, mas não aconteceu nada. A verdade é que não nos atrapalhou em nada a cor verde da água, mas todos estão perguntando sobre isso", contou Paola Espinosa.

Jun Hoong Cheong, que ganhou a prata pela Malásia, afirmou que a água geralmente é azul ou azul escura - e que nunca tinha visto nada igual.

"A piscina foi ficando cada vez mais verde. Não acho que nos atrapalhou, estávamos muito focadas e até o último momento não sabíamos se o ouro iria para nós ou as chinesas. Mas sim, essa água não é normal. Não disseram o que aconteceu."

A britânica Tonia Counch, que ao lado de Lois Toulson terminou em quinto lugar, disse à BBC Sport tratar-se de algo inédito em sua carreira. "Nunca mergulhei em nada parecido", afirmou.

O Comitê Rio 2016 disse esperar ter respostas sobre o problema nos próximos dias.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos