'Fiquei triste sim, doeu': a decepção de ginasta mexicana criticada por seu peso

Patricia Sulbarán Lovera - BBC Mundo

Na véspera de seu aniversário, a ginasta mexicana Alexa Moreno realizou o sonho de participar de sua primeira Olimpíada depois de 19 anos de treinamento.

Depois de sua apresentação na semana passada, a jovem de 22 anos se transformou em um dos assuntos mais comentados nas redes sociais de seu país.

Mas o motivo não foi o fato de ela ter sido a única mulher a representar o México na modalidade nos Jogos do Rio. E também não foi por ter se classificado no 12º lugar entre as melhores do mundo na categoria salto.

  • A rede americana, Lochte muda versão sobre assalto e diz que inconsistências vieram de 'estresse'
  • Impedir barulho e vaias da torcida é imperialismo cultural, diz sociólogo americano

Os mexicanos decidiram discutir o peso de Moreno, por acreditar que ela estava "gorda" - a ginasta chegou a ser comparada com a personagem principal do desenho animado infantil Peppa Pig.

No dia de seu aniversário, ela acabou lendo as centenas de comentários negativos e sarcásticos, apesar das advertências de sua irmã para não checar suas contas nas redes sociais.

"Ela me disse que era melhor não olhar nada porque não queria que eu ficasse triste", contou Moreno à BBC Mundo, serviço em espanhol da BBC.

A atleta passou quase duas décadas treinando para a competição mais importante de sua vida. Mas nada havia a preparado para essa enxurrada de críticas.

"Fiquei triste sim, doeu. Não sou um robô que não sente nada", desabafou a ginasta.

  • O 'horror de Aleppo' em imagem de menino que sobreviveu a ataque aéreo na Síria

Segundo ela, esta foi a primeira vez que recebeu tantos comentários negativos sobre sua aparência.

Desempenho

A atleta diz ter consciência de que não estava no peso ideal. Ela sofreu uma lesão muscular três semanas antes dos Jogos, o que afetou a intensidade de sua rotina de treinamento.

Moreno, que tem 1,47m de altura, disse à BBC Mundo que há três anos seu peso oscila entre 52 e 54 quilos, sete a mais do que o peso que aparece em seu perfil no site oficial das Olimpíadas.

A ginasta acredita, porém, que seu peso não teve nada a ver com o desempenho nas provas.

"Não cometi nenhum grande erro. E, na verdade, fiquei surpresa por ter ido tão bem em todas as modalidades, porque solo e salto são as minhas especialidades", explicou.

E por esse motivo, a atleta afirmou que se surpreendeu com os comentários negativos e piadas.

"Em um momento eu cheguei a acreditar mesmo que eu não estava bem. Mas depois pensei que os que falavam isso a meu respeito não me conhecem."

Depois de tantas críticas nas redes sociais, Moreno decidiu se manifestar em sua conta no Twitter e enviou uma mensagem de agradecimento a todos os que aplaudiram sua presença na Rio 2016.

"Sou mexicana e brilho como uma mexicana. Não podem esperar ver uma loira", escreveu.

A jovem de 22 anos agora não tem certeza se quer competir nos próximos Jogos.

Por enquanto, Moreno vai descansar depois do duro treinamento para se classificar para a Olimpíada. Depois disso, quer se dedicar ao curso de Arquitetura.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos