Banida de Jogos por doping, Rússia faz Paralimpíada 'alternativa'

O Comitê Paralímpico e o Ministério dos Esportes da Rússia devem promover uma competição alternativa na região de Moscou para o atletas russos que foram banidos da Paralimpíada Rio 2016. A informação foi divulgada nesta quarta-feira pelas emissoras estatais de televisão Channel One e Rossiya 24.

Todos os atletas paraolímpicos russos foram vetados dos Jogos no Rio de Janeiro por uma decisão do Comitê Paralímpico Internacional, depois da descoberta de um esquema de doping patrocinado pelo Estado - algo que o Kremlin nega.

Em agosto, o presidente do Comitê Paralímpico Internacional, Philip Craven, chegou a dizer que "o sistema anti-doping da Rússia está quebrado, corrompido e inteiramente comprometido".

Segundo as emissoras russas, os jogos alternativos russos começam nesta quinta-feira e durarão dois dias. As competições devem reunir 263 atletas e serão realizadas nos centros de treinamento de Novogorosk e Ozero Krugloye.

Os dois canais mostraram cenas da cerimônia de abertura alternativa, realizada na casa de shows Crocus City Hall, em Moscou, e que incluiu o hasteamento da bandeira nacional russa.

De acordo com o repórter da Rossiya 24 Danil Makhalin, a paralimpíada alternativa está sendo realizada "apesar das ações desumanas e sem fundamentos das autoridades internacionais".

  • Rússia é banida de Jogos Paralímpicos por escândalo de doping
  • Com apoio de príncipe Harry e Coldplay, campanha quer levar 10 mil crianças brasileiras à plateia da Paralimpíada

As imagens mostraram ainda o presidente do Comitê Paralímpico russo, Vladimir Lukin em discurso aos atletas.

"O público vai aplaudi-los agora e nas batalhas futuras que vocês, atletas, certamente terão", disse.

O nadador Denis Tarasov também aparece nas transmissões agradecendo "a todos que nos apoiaram ao longo desses dias difíceis".

A esgrimista paralímpica Victoria Boiklova disse que, apesar de tudo, ela deseja sorte para os atletas que vão competir nos Jogos do Rio de Janeiro, cuja cerimônia de abertura será realizada nesta quarta-feira.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos