6 coisas que você talvez não saiba sobre o presidente eleito dos Estados Unidos

Depois de mais de um ano de campanha, Donald Trump, o candidato que surgiu como improvável, venceu as eleições americanas e agora vai ocupar um dos cargos mais poderosos do mundo. Donald Trump já era famoso e bastante conhecido como empreendedor imobiliário e apresentador de televisão, mas ainda há aspectos da vida dele pouco comentados publicamente. Agora que ele assumirá a Presidência em 20 de janeiro, a BBC traz alguns fatos que talvez você não conheça sobre Trump.

1. Nada de bebida alcoólica

Trump se envolveu em vários escândalos e foi acusado de assédio sexual durante a campanha para a Presidência, mas ninguém pode atribuir seu comportamento à influência do álcool. Ele é abstêmio.

Em entrevista à revista americana People, o republicano contou que não bebe desde 1981, após a morte do irmão Fred, aos 41 anos, vítima de alcoolismo.

2. Mania de limpeza

O empresário bilionário é obcecado por limpeza e detesta germes, o que pode se tornar um estorvo para alguém que teve de apertar milhares de mãos durante a campanha eleitoral e também futuramente, como presidente.

Calcula-se que, em média, o presidente dos EUA aperte mais de 60 mil mãos por ano.

O jornal The Washington Post reproduziu um texto escrito por Trump em um dos seus livros, em 1997: "apertar mãos é uma das maldições americanas... Por acaso sou obcecado em ter as mãos limpas. Me sinto muito melhor depois que lavo as mãos, coisa que faço com a maior frequência possível".

3. Colégio militar

Um comentário que sempre é feito sobre Trump é que ele não tem disciplina.

Mas na juventude o atual presidente foi mandado pelo pai para um colégio militar.

Aos 13 anos, entrou no Colégio Militar de Nova York, onde se formou em 1964.

Continuou os estudos na Universidade de Fordham e, depois, fez mestrado em Administração de Empresas na prestigiosa Wharton School da Universidade da Pensilvânia.

Os críticos, no entanto, afirmam que não foi graças aos estudos que Trump progrediu tão rapidamente no mundo dos negócios, mas sim devido à ajuda financeira que recebeu do pai, um bem-sucedido empresário do setor imobiliário, que lhe emprestou vários milhões de dólares.

De todo modo, o fato de ter sido interno em uma escola militar não parece ter mudado o temperamento de Trump, homem mais acostumado a dar ordens do que a recebê-las. - e que agora terá a chance de fazer isso como presidente.

4. Cenário de filme do 'Batman'

O gosto de Trump pelo luxo não é segredo.

E muitos dizem que seu estilo de vida é o de um astro de cinema.

Seu principal endereço, a Trump Tower de Manhattan, no coração de Nova York, serviu de cenário para a empresa do milionário Bruce Wayne, no filme Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge, de 2012.

Trump sempre foi muito ligado ao mundo dos espetáculos, especialmente depois do seu sucesso no reality O Aprendiz.

Mas boa parte de Hollywood, que tradicionalmente se alinha com uma tendência política liberal, fez oposição ao bilionário - ainda assim, ele acabou saindo vencedor na eleição desta terça-feira.

5. Jogo de tabuleiro

Em 1988, o republicano lançou o jogo Trump, the game em que os competidores têm que construir seu próprio império, levando os adversários à falência.

Trump costuma gabar-se do talento para negócios.

Ele se define como um "gênio dos negócios" e, durante a campanha, garantiu que sua capacidade na indústria privada produziria êxitos semelhantes para o país - caso fosse eleito

Os críticos, porém, destacam que várias empresas de Trump enfrentaram dificuldades financeiras e tiveram que recorrer à lei de falências dos EUA.

6. Participação na campanha presidencial de 2000

Donald Trump já sonhava com a Presidência dos EUA há muito tempo.

Segundo o site americano especializado em política The Hill, em 1999 ele anunciou que tentaria a candidatura pelo inexpressivo Partido Reformista.

Trump chegou a liderar as primárias do partido na Califórnia, mas pouco depois abandonou a disputa e voltou aos negócios. Ele ressurgiu na política no ano passado e foi eleito presidente na madrugada desta quarta-feira superando no final da apuração os 270 representantes no Colégio Eleitoral necessários para consolidar a vitória.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos